O segredo das garrafas: a tradição de mandar recados pelo mar

Por: Redação -
27/04/2018

Sabe aquela forma de comunicação do náufrago de cinema, a mensagem na garrafa? É uma tradição antiga, e põe antiga nisso. Acredita-se que a primeira tenha sido enviada no ano 310 a. C., pelo filósofo grego Theophrastus, aluno de Aristóteles. Seu o objetivo era provar que as águas do Mar Mediterrâneo eram formadas por um fluxo que vinha do Atlântico.

De lá pra cá, muitas garrafas flutuaram pelos sete mares, apesar da imprevisibilidade de realmente alcançarem seu destino. Algumas demoram anos para serem encontradas. Outras nunca chegam lá — estima-se que 97% nunca são de fato recuperadas.

 

Esse parecia ser o destino de uma garrafa de gim com um bilhete dentro, lançada ao mar em 12 de junho de 1886, pelo comandante do navio alemão Paula. O barco navegava no Índico, aproximadamente a 950 quilômetros do litoral da Austrália, quando a mensagem na garrafa foi lançada.

 

Entretanto, em 21 de janeiro de 2018 — ou seja, 132 anos depois —, um casal de australianos acabou encontrando a garrafa lançada ao mar pelo tal comandante alemão. Foi a mensagem na garrafa mais antiga de que se tem registro, considerando-se a data de envio e seu encontro.

 

“Foi uma emoção única, nunca pensei em toda a minha vida encontrar-me frente a algo tão antigo e indescritível”, disse Tonya Illman, que recolheu a garrafa casualmente, numa praia isolada no oeste da Austrália, imaginando que serviria como objeto decorativo em sua casa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dia do Documentário Brasileiro: produções náuticas para assistir e navegar por grandes histórias

    Do pioneirismo de Reinaldo Conrad às travessias de Amyr e Tamara Klink, confira documentários nacionais que retratam aventuras e personagens marcantes

    Rota das Praias SP-Rio: projeto promete roteiro que conecta 15 cidades no litoral de SP e RJ

    Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios

    Ciclone-bomba não é o maior risco para navegação no Sudeste; alerta vem no domingo e segunda

    Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal

    Parece Van Gogh, mas é a natureza: mapa das correntes oceânicas da NASA impressiona

    Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!

    Assim como hotéis, lanchas entram na era do "day use"; entenda

    Na hotelaria, o modelo permite aproveitar a estrutura durante o dia sem hospedagem. No setor náutico, a lógica impulsiona embarcações voltadas ao uso por algumas horas