Estado entrega oitava lancha para fortalecer segurança nos rios do Pará

Por: Redação -
22/06/2021

Fortalecer a segurança nas regiões fluviais do Pará é um dos objetivos principais das ações articuladas pelo governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou, nesta sexta-feira (18), mais uma lancha com motor de 150 hp, equipada com rádio, sonar, GPS, kit de salvatagem e sirene, além de outros equipamentos que facilitarão o trabalho do sistema de segurança no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A entrega da embarcação integra o plano de modernização da frota do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu). A lancha vai auxiliar as ações policiais, preventivas e ostensivas, e prestar apoio à comunidade da região em casos de emergência. Também foi entregue uma carreta.

“Fortalecendo a nossa estratégia de segurança pública, voltada aos rios, nós estamos entregando, em Abaetetuba, uma lancha de 150 hp, que vai ser usada pelas forças de segurança que atuam na região de forma integrada. Abaetetuba está sendo contemplada hoje com umas das nossas lanchas, porém nós temos o compromisso de trazer mais embarcações para a região, equipamentos e dar melhores condições de trabalho para os órgãos de segurança que atuam na região, dando proteção a cada cidadão abaetetubense”, reforçou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Esta é a oitava embarcação entregue pela Segup, incluindo duas lanchas blindadas que estão à disposição do GFlu. A embarcação será utilizada pelas polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Para o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança, delegado Arthur Braga, a nova embarcação fortalecerá as ações integradas de segurança realizadas na região, auxiliando o combate à criminalidade nos rios.

“Com a entrega dessa embarcação nós conseguimos fortalecer ainda mais as ações de segurança publica nos rios, principalmente considerando que os municípios vizinhos, Abaetetuba e Igarapé-Miri, apresentam um percentual acentuado de criminalidade nas áreas fluviais. Com mais essa lancha nós estaremos cobrindo a região, intensificando as ações integradas de forma contínua, a fim de combater a criminalidade utilizando equipamentos de ponta, garantindo assim maior sucesso nas ações de segurança nos nossos rios”, destacou o delegado Arthur Braga.

O secretário Ualame Machado disse ainda que, “além da entrega, nós já temos programada uma nova lancha de 350 hp, e ainda outras embarcações menores, para auxiliar no policiamento. Temos também a implantação de um estudo de base integrada fluvial, que irá integrar toda a região estratégica do Baixo Amazonas, reunindo os órgãos de fiscalização e de segurança, para proporcionar mais paz a toda nossa população”.

Já receberam embarcações os municípios de Igarapé-Miri, São Sebastião da Boa Vista, Marabá, Cachoeira do Arari e Abaetetuba. A capital, Belém, dispõe de três lanchas, duas blindadas.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Seguro para barcos de lazer deve encerrar 2024 com aumento de 20%, prevê FF Seguros

    Dados da Susep apontam que o total de prêmios de Seguros Marítimos no Brasil atingiu R$ 365 milhões em 12 meses

    Órgão do Mar: obra arquitetônica transforma ondas em música natural na Croácia

    Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória