Estado entrega oitava lancha para fortalecer segurança nos rios do Pará

Por: Redação -
22/06/2021

Fortalecer a segurança nas regiões fluviais do Pará é um dos objetivos principais das ações articuladas pelo governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou, nesta sexta-feira (18), mais uma lancha com motor de 150 hp, equipada com rádio, sonar, GPS, kit de salvatagem e sirene, além de outros equipamentos que facilitarão o trabalho do sistema de segurança no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A entrega da embarcação integra o plano de modernização da frota do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu). A lancha vai auxiliar as ações policiais, preventivas e ostensivas, e prestar apoio à comunidade da região em casos de emergência. Também foi entregue uma carreta.

“Fortalecendo a nossa estratégia de segurança pública, voltada aos rios, nós estamos entregando, em Abaetetuba, uma lancha de 150 hp, que vai ser usada pelas forças de segurança que atuam na região de forma integrada. Abaetetuba está sendo contemplada hoje com umas das nossas lanchas, porém nós temos o compromisso de trazer mais embarcações para a região, equipamentos e dar melhores condições de trabalho para os órgãos de segurança que atuam na região, dando proteção a cada cidadão abaetetubense”, reforçou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Esta é a oitava embarcação entregue pela Segup, incluindo duas lanchas blindadas que estão à disposição do GFlu. A embarcação será utilizada pelas polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Para o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança, delegado Arthur Braga, a nova embarcação fortalecerá as ações integradas de segurança realizadas na região, auxiliando o combate à criminalidade nos rios.

“Com a entrega dessa embarcação nós conseguimos fortalecer ainda mais as ações de segurança publica nos rios, principalmente considerando que os municípios vizinhos, Abaetetuba e Igarapé-Miri, apresentam um percentual acentuado de criminalidade nas áreas fluviais. Com mais essa lancha nós estaremos cobrindo a região, intensificando as ações integradas de forma contínua, a fim de combater a criminalidade utilizando equipamentos de ponta, garantindo assim maior sucesso nas ações de segurança nos nossos rios”, destacou o delegado Arthur Braga.

O secretário Ualame Machado disse ainda que, “além da entrega, nós já temos programada uma nova lancha de 350 hp, e ainda outras embarcações menores, para auxiliar no policiamento. Temos também a implantação de um estudo de base integrada fluvial, que irá integrar toda a região estratégica do Baixo Amazonas, reunindo os órgãos de fiscalização e de segurança, para proporcionar mais paz a toda nossa população”.

Já receberam embarcações os municípios de Igarapé-Miri, São Sebastião da Boa Vista, Marabá, Cachoeira do Arari e Abaetetuba. A capital, Belém, dispõe de três lanchas, duas blindadas.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ilhabela deve ganhar 1ª usina de dessalinização de água de São Paulo em 2026

    Projeto prevê aumento de 22% no volume de água tratada no município, atendendo mais de 8 mil pessoas

    Descanso sobre as águas: hospedagem em barcos atracados é opção de lazer no litoral brasileiro

    Ideia dispensa a necessidade de carteira náutica e traz valores acessíveis para uma experiência pra lá de diferente

    Falkirk Wheel: conheça o elevador gigante para barcos que virou ponto turístico

    Construção na Escócia foi feita para driblar desnivelamento maior que um prédio de dez andares

    Ações de despoluição na Baía de Guanabara fazem vida marinha voltar às águas

    Expedições comandadas pelo Instituto Mar Urbano observaram mais animais na região e melhor qualidade da água

    Boat Show traz descontos exclusivos para hospedagem em Itajaí; conheça opções

    Parceria com dois hotéis garante conforto e condições especiais para visitantes do salão, que acontece de 4 a 7 de julho