Otto Aquino recebe a Medalha Amigo da Marinha do Vice-Almirante Trovão, Comandante do 8º Distrito Naval
O diretor de conteúdo da Revista Náutica, Otto Aquino, foi homenageado pela Marinha do Brasil com a Medalha Amigo da Marinha, em cerimônia conduzida pelo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8º Distrito Naval — que abrange os estados de São Paulo e Paraná, incluindo suas áreas marítimas e águas interiores, como a bacia hidrográfica do Tietê-Paraná.
Em terra firme! Tamara Klink completa travessia da Passagem Noroeste e faz história
Maior campeão da Refeno: Adrenalina Pura vence 36ª edição da regata e chega a 10 títulos
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A honraria Amigo da Marinha, criada em 1966, reconhece personalidades, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância das águas para o país.


“São mais de 20 anos dedicados ao mundo náutico, navegando entre histórias, barcos, eventos, pessoas e projetos que ajudaram a fortalecer esse universo no Brasil. Recebo essa distinção com alegria e gratidão, como um reconhecimento que compartilho com todos que caminham ao meu lado nessa trajetória”, destacou o jornalista Otto Aquino, que também é membro da Soamar-SP (Sociedade Amigos da Marinha São Paulo).


Para Otto, a medalha representa mais que uma homenagem. O diretor de Náutica ressaltou a importância de carregar consigo a mentalidade marítima, que traduz valores como disciplina, coragem, companheirismo e o espírito de sempre olhar para o horizonte em busca de novos desafios.


Otto fez questão de enaltecer o trabalho do Vice-Almirante Trovão e de toda a Marinha do Brasil, lembrando o papel fundamental da instituição na defesa da soberania, na proteção das nossas águas e na promoção da cultura náutica.
“O 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, sob a liderança do Vice-Almirante Trovão, exerce um trabalho incansável de integração com a sociedade civil, levando a mentalidade marítima para além dos portos e mares, alcançando também rios, lagos e comunidades. É uma honra poder contribuir, ainda que modestamente, para essa missão”.


Durante o discurso, Otto agradeceu especialmente ao Vice-Almirante Trovão pela homenagem; ao presidente da Soamar São Paulo, Mario Wallace Simonsen, e sua diretoria pela indicação à honraria, ao diretor de segurança da navegação da Soamar São Paulo, Marcello Souza, pelo apoio constante; além de Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, e da própria Revista Náutica, que há décadas vêm trabalhando para difundir a cultura náutica no Brasil.
Esse reconhecimento é um estímulo para seguir ainda mais comprometido em promover e valorizar a cultura náutica no Brasil– Otto Aquino, diretor de conteúdo da Revista Náutica
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
A disputa vai reunir amantes da vela de 25 a 27 de fevereiro do ano que vem — e a expectativa é de muita festa. Confira os resultados da 29ª edição
Evento une o espetáculo do futebol americano à tradição náutica local. Final ocorrerá nesse domingo (8), em Santa Clara
Maior evento náutico outdoor da América Latina será realizado de 11 a 19 de abril, na tradicional Marina da Glória
Embarcação concluirá volta ao mundo histórica com Aleixo Belov ao retornar a Salvador, de onde partiu em abril de 2025
Comportamento não natural pode estar relacionado a linha de pesca




