Paraense radicado em Ilhabela busca bicampeonato na 70ª edição da Regata Santos-Rio

Por: Redação -
22/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

Nascido em Capanema, no Pará, José Clauberto de Andrade está nos preparativos finais em busca do bicampeonato da Regata Santos-Rio, que chega em sua 70ª edição em 2020 e contará com campeões olímpicos como Torben Grael e Martine Grael, entre outros medalhistas como Lars Grael, Kiko Pelicano, Isabel Swan e campeões mundiais como Samuel Gonçalves e Maurício Santa Cruz.

No ano passado, Clauberto comandou o barco BL3 URCA de Ilhabela (SP), local onde reside há 20 anos, ao título na classe BRA-RGS e vai tentar revalidar a conquista nesta edição. “Estamos super ansiosos para a 70ª Santos-Rio, que a previsão seja das melhores para nos levar com segurança ao Rio de Janeiro e rápido que é o sonho dos velejadores seja com vento a favor com intensidade média. Adoro fazer a Santos-Rio, é um desafio, desde a organização, logística, planejamento, passo sempre aos meus alunos e os levo alguns deles para a prática na regata, vivenciando situações, mar alto, navegação noturna. Eu chamo de desafio para todos nós, como se fosse uma formatura. A ideia é nos manter bem focados nessa regata e, quem sabe, obter o bicampeonato na classe”, disse Clauberto que para esta edição levará três tripulantes que foram em 2019.

Clauberto gosta de usar a Santos-Rio como um teste para seus alunos. Ele trabalha há vinte anos como professor na escola BL3, em Ilhabela, ministrando aulas e cursos de vela oceânica. O paraense começou no esporte na década de 80 na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, passou por várias classes de monotipo e se fixou na vela de oceano, velejando com campeões olímpicos como Eduardo Penido (Ouro em Moscou em 1980) e outros grandes nomes como Sérgio Mirsky.

Leia também

» Regata Santos-Rio terá duelo entre medalhistas da família Grael

» Atual campeã olímpica, Martine Grael confirma participação na 70ª edição da Regata Santos-Rio

» 70ª edição da Regata Santos-Rio tem data confirmada e contará com grandes nomes da vela

“Ano passado velejamos com vento leste, contra e fraco, foi eu e mais seis alunos, fizemos uma regata super boa, fomos um pouco mais fora da costa, ficamos bem na regata, procuramos economizar pois sabíamos que próximo à terra não tinha muito vento, mas também não ficar muito em alto mar. Esse ano, teremos três da tripulação do ano passado, pessoal está animado, expectativa melhor possível”.

Clauberto segue com fortes ligações no Pará. Ele faz parte da ANB, Associação Náutica de Belém: “Vela paraense está super bem, lá temos a flotilha da classe Laser grande. Crescendo bem, pessoal se organizando, vela paraense está em crescimento. Estou sempre em contato e buscando seguir o crescimento por lá”.

A largada da Santos-Rio será na sexta-feira, dia 23, a partir das 12h, na Baía de Santos. A partir das 10h30 haverá um desfile com fechamento do porto de Santos e salva de canhão para todos os vencedores da história da regata dados pelo Navio-Veleiro Cisne-Branco e com presença de uma fragata da Marinha do Brasil.

A chegada será na ilha da Laje, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e a premiação no Iate Clube do Rio de Janeiro. A organização é do Iate Clube de Santos, Iate Clube do Rio de Janeiro com apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, Prefeitura de Santos, e CBVela.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pescador faz registro impressionante de um iceberg preto

    Estrutura foi flagrada na costa do Canadá, no Mar do Labrador. Entenda o fenômeno

    Tubarões são flagrados se "coçando" em raias; Assista

    Estudo revela mudança de comportamento por redução de peixes limpadores em estações de limpeza do oceano

    Boat Show de Itajaí: Montreal Powersports terá jets Sea-Doo e off-roads Can-Am

    Representante da fabricante canadense BRP é presença confirmada no evento que acontece de 3 a 6 de julho

    Na cultura Xiaohe, corpos eram enterrados em caixões com formato de barco

    Durante a Idade do Bronze, povo enigmático povoou a Bacia do Tarim, na China, e se destacava pelas práticas funerárias. Conheça

    Marine Express fará teste de equipamentos em barco na água durante o Boat Show de Itajaí

    Empresa é especializada em produtos náuticos tecnológicos e traz ao Brasil marcas consagradas no exterior. Salão acontece de 3 a 6 de julho