Pode navegar: sim ou não? NÁUTICA Live reunirá autoridades para debater polêmica

Por: Redação -
02/05/2020

Com a intenção de conter o avanço do novo coronavírus, prefeituras de várias cidades brasileiras baixaram decretos, no fim de março, fechando marinas e iates clubes, bem como proibindo a navegação de barcos de esporte e recreio em suas águas.

Tais medidas, naturalmente, geraram contestação da comunidade náutica. Afinal, medidas restritivas à circulação de barcos no ambiente marítimo é atribuição da Marinha do Brasil, por meio de suas Capitanias.

Diante do conflito, a questão foi parar no Supremo Tribunal Federal, que em abril decidiu que governadores e prefeitos podem determinar medidas restritivas durante a pandemia, definindo quais atividades serão suspensas.

Mas, será que de sair de barco com a família para o mar ou uma represa significa infringir a quarentena? Qual o impacto dessas medidas no setor náutico e para os donos de barcos? Como conciliar a navegação de lazer com o combate ao Covid-19?

Para debater tais medidas, tirar dúvidas dos donos de barcos e apontar soluções e alternativas, NÁUTICA reunirá autoridades públicas, empresários do setor náutico e usuários de barcos em dois encontros ao vivo transmitidos simultaneamente no YouTube e no Facebook. Será o maior debate náutico ao vivo da internet brasileira.

No primeiro encontro, dia 07/05, às 19 horas, NÁUTICA Live reunirá o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Alexandre Cursino, especialistas do mercado e líderes de cidades náuticas para responder: pode navegar? Sim ou não?

Na sequência, dia 12/05, às 19 horas, o segundo encontro NÁUTICA Live, que irá debater: o que as medidas restritivas de acesso aos barcos vão impactar no setor náutico brasileiro? Para esse tema, convidamos donos de marinas, comodoros de tradicionais iates clubes e especialistas na área náutica.

Anote na agenda: na próxima quinta-feira, 07 de maio de 2020, às 19 horas, com transmissão ao vivo e simultânea pelo Facebook e YouTube de NÁUTICA.

Pode navegar? Sim ou não?

Para responder a essa polêmica, NÁUTICA reunirá autoridades, especialistas no mercado e líderes de cidades náuticas. Veja as presenças confirmadas:

Ernani Paciornik
Presidente do Grupo Náutica
É um dos maiores empreendedores do setor náutico no Brasil. Com mais de 40 anos produzindo conteúdo na área náutica, o empresário também promove o São Paulo Boat Show e o Rio Boat Show, maiores plataformas de negócios náuticos da América Latina.

Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira
Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil
Com uma longa carreira na Marinha do Brasil, que teve início em 1987 como guarda-marinha e passagens como a direção da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, o Vice-Almirante Alexandre Cursino, mestre em Ciências Navais, é o novo Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, entidade responsável pela segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar.

Roberto Justus
Prefeito de Guaratuba/Paraná
O advogado curitibano Roberto Justus é o atual prefeito de Guaratuba, um balneário (com mar e baía, ou seja, água dos dois lados) no extremo sul do litoral do Paraná, que vive da agricultura (é o maior produtor de banana do Estado), da pesca artesanal e do turismo. Sua maior joia é a Baía de Guaratuba, com quase 50 quilômetros quadrados de área, onde deságuam 16 rios. Além de habitat natural da vida náutica, também é um santuário natural de várias espécies de aves e animais. Contra a disseminação do coronavírus, Justus proibiu o acesso, trânsito e permanência em todas as praias, faixas de areia, calçadões, baía e rios de Guaratuba, para qualquer finalidade, incluindo as práticas esportivas e o uso de barcos.

Fernando Jordão
Prefeito de Angra dos Reis/Rio de Janeiro
Fernando Jordão é natural de Angra dos Reis e entrou na vida pública após ter assumido a presidência do Iate Clube Aquidabã, de Angra. Está em seu terceiro mandato em Angra, considerada a capital náutica do Brasil, com uma das maiores concentrações de barcos de lazer do país. Para conter o coronavírus, a prefeitura de Angra emitiu um decreto suspendendo as atividades náuticas de lazer e de turismo em marinas, píer, atracadouros, assim como o trânsito marítimo de embarcações turísticas e de lazer por toda a extensão da Baía da Ilha Grande. Contudo, Jordão voltou atrás na decisão e alterou o decreto, liberando a navegação de barcos de esporte e recreio, desde que respeitando as regras de higiene determinadas pelas autoridades de saúde e a recomendação de evitar aglomerações.

Bianca Colepicolo
Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela
Ex-secretária adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Bianca Colepicolo é mestre em comunicação, especialista em gestão pública e se preparou adicionalmente com cursos de relações públicas, marketing e design thinking para políticas públicas, sustentabilidade e cultura de paz e planejamento de turismo rural. Como medida de prevenção contra a proliferação do coronavírus na ilha, a Prefeitura de Ilhabela bloqueou a entrada de turistas no arquipélago.

Guilherme Westphal
Navegador e prestador de serviços náuticos
Velejador e prestador de serviços náuticos, Guilherme Westphal vive no setor desde que nasceu, há quase 30 anos. É proprietário de um veleiro clássico, de 1953, em Paraty, participa de competições a vela, como a Regata Recife-Noronha, e recentemente concluiu a travessia do Atlântico velejando. Durante a pandemia, Guilherme foi impedido de acessar seu barco, mantido em uma marina em Paraty, tanto como cliente quanto como prestador de serviço.

Agenda

19h00 Abertura e considerações iniciais
Ernani Paciornik – Presidente do Grupo Náutica
Vice-Almirante Alexandre Cursino – Marinha do Brasil
Fernando Jordão – Prefeito de Angra dos Reis
Bianca Colepicolo – Secretária de Turismo Ilhabela
Roberto Justus – Prefeito de Guaratuba
Guilherme Westphal – Navegador e prestador de serviço
20h30  Previsão de término

Anote: próxima quinta-feira, 07 de maio de 2020, às 19 horas, com transmissão ao vivo e simultânea pelo Facebook e YouTube de NÁUTICA.

NÁUTICA Live tem o apoio de Assim Saúde, maior grupo empresarial de saúde verticalizado do Rio de Janeiro, excelência no atendimento médico. E Vaio, empresa que preza pela inovação e alta performance de notebooks com processadores de última geração. Acesse: vaio.com.br/nautica.

Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp para receber as notificações da NÁUTICA Live.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar