Prêmio de Sustentabilidade

Por: Redação -
06/05/2015

A BRP, em busca de ações sustentáveis e inteligentes, acaba de conquistar o Sustainable Business Award, que premiou o sistema interno de água da fábrica de Sturtevant, em Wisconsin, Estados Unidos. O circuito foi responsável pela economia de mais de 83,3 milhões de litros de água.

O projeto teve como foco reduzir o uso de água durante a fabricação e os testes dos motores de popa Evinrude. Além de provocar impacto menor no meio ambiente, a ação poupou cerca de 175 mil dólares em taxas, esgotos e tratamentos de água. Desta forma, a BRP ganhou o reconhecimento do Conselho Empresarial Wisconsin Sustentável, que promove o Earth Day Business Awards para premiar iniciativas sustentáveis de sucesso.

“A BRP foi clara favorita dos juízes para o Sustainable Business Award”, comentou Tom Eggert, diretor executivo do Conselho. “A abordagem da BRP em projetar e operar os testes dos motores Evinrude em suas instalações indica um profundo comprometimento com os princípios de sustentabilidade, por meio de uma solução inteligente para a eficiência energética e o uso da água”, acrescentou.

A fábrica da BRP em Sturtevant teve o seu centro de engenharia e desenvolvimento totalmente renovado para receber as melhorias de infraestrutura nos laboratórios de testes dos motores Evinrude. O objetivo foi criar um ambiente que simulasse com precisão o ambiente de embarcações mas, ao mesmo tempo, minimizasse substancialmente o uso e consumo da água, reforçando o compromisso da BRP com a sustentabilidade.

O projeto final foi um sistema fechado de “loop” que aproveita o excesso de calor produzido nos testes dos motores fora das embarcações. O circuito também fornece água para vários processos em toda a instalação de um tanque com capacidade de 1,9 milhão de litros, onde as análises são realizadas. “Estamos muito orgulhosos do que temos construído aqui na BRP”, afirmou Jeff Wasil, gerente de engenharia, teste de emissões, certificação e desenvolvimento de regulamentações da empresa.

A instalação sustentável do circuito para os testes na água também foi fundamental no lançamento do novo motor Evinrude E-TEC G2, em junho do ano passado. O produto revolucionou o segmento ao oferecer economia de 15% de combustível e 20% a mais de torque que os modelos concorrentes, com 75% menos de emissões. “Nossa equipe desenvolveu o centro de testes de resistência do motor Evinrude, o sistema de filtragem de água e os circuitos de recuperação de energia. O projeto ainda resultou no êxito no desenvolvimento de motores de popa eficientes em termos de combustível e baixas emissões”, continuou Wasil.

A fábrica da BRP em Sturtevant é também base para pesquisa, desenvolvimento e design de todos os motores Evinrude E-TEC de 15 a 300 hp. Desde o lançamento do motor G2 Evinrude E-TEC, a marca ainda ganhou o cobiçado Prêmio de Inovação no Miami International Boat Show.
Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória