Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, confirma procissão náutica no Lago Paranoá


Neste domingo (29), o Lago Paranoá, em Brasília, estará em festa para celebrar a retomada da tradicional procissão náutica de Dom Bosco, que, desde 2011, não é realizada. Entre a programação está prevista a realização da Missa Campal em homenagem ao co-padroeiro de Brasília, e a Procissão Náutica de Dom Bosco, em celebração aos 138 anos do sonho do padre italiano e 10 anos de operações da Capitania Fluvial de Brasília. Foi no século 19, que Dom Bosco teve a visão de que uma nova e revolucionária civilização nasceria no local onde Brasília foi construída, às margens de um lago, de onde jorrariam leite e mel.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a retomada da procissão é um momento único para a história e o desenvolvimento da cidade. ”O nosso governo está resgatando, não apenas a Procissão Náutica de Dom Bosco, mas também, a história da nossa cidade, o turismo náutico valorizando o nosso querido Lago, que é um patrimônio, e queremos, cada vez mais, que a população possa desfrutar, que empresas possam gerar emprego e renda, e que os turistas possam conhecer e saber que o Paranoá é o maior lago artificial do mundo”, afirma a secretária.


A procissão terá início às 8h, com uma carreata que sairá do Santuário São João Bosco (702 Sul) até a Ermida Dom Bosco (QL 28 do Lago Sul). Em seguida, acontecerá a Missa Campal na Ermida Dom Bosco, com início às 10h. A saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, com embarques no deck da Ermida Dom Bosco, está prevista para às 12h, e passará pela Ponte JK por volta das 13h30, retornando para a Ermida Dom Bosco às 14h. A dispersão das embarcações está programada para as 15h30. A etapa seguinte será uma carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante), onde o evento será encerrado com uma missa às 18h.
Essa promoção é uma realização da Secretaria de Turismos do DF (SETUR-DF), com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal (SEGOV-DF), suporte logístico da Marinha do Brasil e vai contar, também, com a participação do Brasília Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA/DF, além da parceria da Arquidiocese de Brasília, Salesianos, Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília – ASBRANAUT, Federação Náutica de Brasília – FNB e Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal – SINLAZER. A retomada da famosa procissão é um importante passo para o fortalecimento do turismo religioso e do turismo náutico na Capital Federal.
Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido o padre italiano Giovanni Melchior Bosco, fundador da Congregação Salesiana, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Nesta profecia ou visão, ele ouviu que “entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” Com a construção de Brasília exatamente de acordo com o sonho, Dom Bosco foi escolhido como co-padroeiro da capital.
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
8:00 Saída da Carreata do Santuário São João Bosco (Asa Sul) até a Ermida Dom Bosco (Lago Sul)
10:00 Missa campal na Ermida Dom Bosco
12:00 Saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, a partir do deck da Ermida Dom Bosco
13:30 Passagem pela Ponte JK
14:00 Retorno para Ermida Dom Bosco
15:30 Dispersão das embarcações na Ermida Dom Bosco
16:30 Carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante)
18:00 Missa na Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante)
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar
Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália
O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima