Programa Rumo Certo estreia no Canal Náutica com uma travessia de Caraguá à Ilha do Mel
Fora do radar da maioria dos navegadores paulistas — que, na hora da escolha dos destinos náuticos em seu entorno, preferem as águas de Paraty e Angra dos Reis —, a região entre o litoral Sul de São Paulo e o norte do Paraná se destaca como um dos trechos mais bonitos de toda costa brasileira.
Não por acaso, foi a faixa de água escolhida pelo navegador Marcos Granado para a estreia do programa Rumo Certo, que irá ao ar, sob o seu comando, a partir deste domingo, 1º de maio, às 11 horas, no Canal Náutica, no YouTube.
“Quero mostrar que não é tão difícil assim acessar de lancha essa região. Se você se preparar bem, os obstáculos ficam bem menores”, conta Granado, que foi (e voltou) de Caraguatatuba à Ilha do Mel, passando por Cananeia e pelo Canal do Varadouro, bem na divisa do Paraná com São Paulo, a bordo de uma lancha de 37 pés, tendo a companhia do tripulante Juliano e de seu pai, Salvador Granado.
Ative aqui um lembrete para assistir o primeiro episódio do programa Rumo Certo, com Marcos Granado!
Um programa imperdível, tanto pelas dicas de navegação transmitidas pelo experiente marinheiro (que comprou sua primeira lancha quando tinha 20 anos e acumula 28 anos de mar) quanto pelas belezas do lugar.
A paisagem é formada por canais, restinga, mangues, ilhas de natureza quase intocada e uma sequência irretocável de praias. São tantos canais, ilhas, praias belas, enseadas lindas e “paraísos” náuticos que fica até difícil escolher um lugar para jogar âncora, num trecho de cerca de 110 quilômetros que se estende de Cananéia à paranaense Pontal do Sul.
Ative aqui um lembrete para assistir o primeiro episódio do programa Rumo Certo, com Marcos Granado!
O Varadouro é um capítulo à parte. Atravessar de barco esse canal, também conhecido como “Mar de Dentro” ou “Mar Pequeno”, é a melhor maneira de apreciar, bem de perto, a interessante combinação de mar, mangue e Mata Atlântica que predomina na região, já que ele cruza a maior extensão contínua de Mata Atlântica que restou no país.
“Foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, a realização de um sonho”, disse Granado, ao regressar, 10 dias depois. “Mas o melhor mesmo foi poder levar meu pai a bordo desta magnífica experiência. Ele que foi um grande incentivador de eu me jogar ao mar desde pequeno. Pai te amo”, acrescentou.
Ao todo, o trio navegou 550 milhas e gastou 1 500 litros de combustível, com 35 horas de motor. Confira os detalhes no programa Rumo Certo. No ar a partir deste domingo, 1º de maio, às 11 horas. No Canal Náutica, no YouTube.
Quer ficar por dentro das principais novidades do mundo náutico?
Inscreva-se agora no Canal NÁUTICA
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
"Titanic brasileiro": maior tragédia marítima brasileira aconteceu em Ilhabela e durou cinco minutos
Naufrágio do Príncipe de Astúrias completou 108 anos em 2024 e pode ter vitimado aproximadamente mil pessoas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa