Quase em Itajaí

Por: Redação -
04/04/2015

Itajaí se prepara para um final emocionante na quinta etapa da Volvo Ocean Race. Quatro barcos – Abu Dhabi, Mapfre, Team Alvimedica e Team Brunel – se aproximam da linha de chegada quase empatados, com diferença menor do que 15 quilômetros entre eles. Os barcos já sobem o Atlântico na altura do Rio Grande do Sul e devem terminar a travessia de mais de 12 mil quilômetros neste domingo (5). Por isso, os tripulantes preparam o último ataque para obter uma melhor posição final.

A expectativa é que milhares de pessoas lotem a Vila da Regata em Itajaí para receber os barcos. A stopover foi aberta na noite passada e a previsão da organização local é levar mais de 300 mil pessoas. Todos certamente querem saudar o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, único do país na Volta ao Mundo. O atleta integra o Mapfre, que estava na disputa pela liderança na última na última previsão da manhã deste sábado (4). “Precisamos saber defender antes de atacar o Abu Dhabi”, falou André ‘Bochecha’ Fonseca. “Nosso objetivo claro é pegar pódio, ainda melhor terminar em primeiro e dedicar a vitória à torcida brasileira, que certamente conta as horas para a nossa chegada”.

O Abu Dhabi Ocean Racing (Ian Walker / GBR) tem pequena vantagem, com com Mapfre (Iker Martínez / ESP), Equipe Brunel (Bouwe Bekking / HOL) e Team Alvimedica (Charlie Enright / EUA) na cola.

A perna entre a Nova Zelândia e o Brasil é a mais difícil de todas. Os barcos pegaram um ciclone na Oceania, gelo nos Mares do Sul, contornaram icebergs e o Cabo Horn, e agora se aproximam do Brasil. O Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier / FRA) quebrou o mastro e está a caminho de Itajaí a motor. O barco feminino Team SCA (Sam Davies/GBR) está sofrendo e só deve chegar em Itajaí na semana que vem.

A vitória daria ao Abu Dhabi Ocean Racing uma vantagem de sete pontos no topo da classificação, mas com quatro pernas para o fim do campeonato, ainda é impossível dizer quem vai ser o campeão.

Foto: Francisco Vignale / Mapfre

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa