Quase em Itajaí

Por: Redação -
04/04/2015

Itajaí se prepara para um final emocionante na quinta etapa da Volvo Ocean Race. Quatro barcos – Abu Dhabi, Mapfre, Team Alvimedica e Team Brunel – se aproximam da linha de chegada quase empatados, com diferença menor do que 15 quilômetros entre eles. Os barcos já sobem o Atlântico na altura do Rio Grande do Sul e devem terminar a travessia de mais de 12 mil quilômetros neste domingo (5). Por isso, os tripulantes preparam o último ataque para obter uma melhor posição final.

A expectativa é que milhares de pessoas lotem a Vila da Regata em Itajaí para receber os barcos. A stopover foi aberta na noite passada e a previsão da organização local é levar mais de 300 mil pessoas. Todos certamente querem saudar o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, único do país na Volta ao Mundo. O atleta integra o Mapfre, que estava na disputa pela liderança na última na última previsão da manhã deste sábado (4). “Precisamos saber defender antes de atacar o Abu Dhabi”, falou André ‘Bochecha’ Fonseca. “Nosso objetivo claro é pegar pódio, ainda melhor terminar em primeiro e dedicar a vitória à torcida brasileira, que certamente conta as horas para a nossa chegada”.

O Abu Dhabi Ocean Racing (Ian Walker / GBR) tem pequena vantagem, com com Mapfre (Iker Martínez / ESP), Equipe Brunel (Bouwe Bekking / HOL) e Team Alvimedica (Charlie Enright / EUA) na cola.

A perna entre a Nova Zelândia e o Brasil é a mais difícil de todas. Os barcos pegaram um ciclone na Oceania, gelo nos Mares do Sul, contornaram icebergs e o Cabo Horn, e agora se aproximam do Brasil. O Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier / FRA) quebrou o mastro e está a caminho de Itajaí a motor. O barco feminino Team SCA (Sam Davies/GBR) está sofrendo e só deve chegar em Itajaí na semana que vem.

A vitória daria ao Abu Dhabi Ocean Racing uma vantagem de sete pontos no topo da classificação, mas com quatro pernas para o fim do campeonato, ainda é impossível dizer quem vai ser o campeão.

Foto: Francisco Vignale / Mapfre

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "A Odisseia" de Christopher Nolan resgata uma das maiores histórias náuticas da literatura

    Superprodução de 2026 adapta clássico de Homero e leva ao cinema uma jornada marcada por mares, ilhas, tempestades, naufrágios e sobrevivência

    Aos 16 anos, Erik Scheidt conquista título europeu de ILCA 6, na Grécia: “o maior da minha carreira”

    Filho de Robert Scheidt liderou a disputa realizada em Tessalônica de ponta a ponta, vencendo o torneio com 40 pontos

    Virginia Fonseca aproveita Sardenha a bordo de megaiate; confira os detalhes

    Barco alugado pela influenciadora possui 62 metros de comprimento e aluguel semanal de R$ 2,8 milhões

    Novo polo industrial da Ross Mariner em SC vira protagonista da linha de produção do estaleiro

    Alguns meses após a inauguração da fábrica em Palhoça (SC), todas as lanchas de 20 a 34 pés da marca são fabricadas em território catarinense. Saiba mais!

    Biólogo fã de futebol batiza caracol marinho com nome de Vozinha

    Espécie inédita encontrada no Caribe recebeu homenagem ao goleiro de Cabo Verde, destaque da Copa do Mundo