Novo sistema de acesso remoto da Raymarine leva conceito de smart home para as águas

Por: Redação -
21/02/2022

Já ouviu falar do conceito de smart home (casa inteligente)? Trata-se da possibilidade de controlar diversos aparelhos domésticos (televisão, geladeira, sistema de som, etc) remotamente, através de um smartphone ou computador. Agora imagine essa tecnologia transposta a um iate: o novo sistema Yachtsense Ecosystem, da Raymarine, torna isso possível.

O sistema permite a integração de todos os aparelhos conectados à rede do barco, e não se restringe ao ambiente do iate, já que o usuário pode utilizá-lo até mesmo quando não estiver a bordo.

Mas o Yatchsense Ecosystem vai muito além da conexão entre os aparelhos do barco, pois permite o monitoramento remoto dos sistemas de navegação essenciais e da localização do iate. Agora, capitães e proprietários poderão estar sempre conectados com suas embarcações.

Anunciado na última terça-feira (16), conta com três focos: o aplicativo para celular, o roteador Yachtsense e um sistema de controle digital.

O aplicativo pode operar independentemente dos outros aparelhos e está disponível para iOS e Android. Ele oferece uma ampla gama de possibilidades, como visualizar em seu smartphone ou tablet a tela do Axiom (também oferecido pela Raymarine), controlar as funções da embarcação, monitorá-la remotamente, informar-se sobre os mais próximos faróis através de um mapa e obter dados cruciais de navegação.

Yachtsense Link é um roteador inteiramente marítimo equipado com portas de conexão Raynet Ethernet, conectividade via banda larga móvel e Wi-Fi a bordo. Permite aos tripulantes conectarem seus computadores, celulares e tela Axiom a uma rede unificada. Também possui a vantagem de mudar a conexão automaticamente entre o Wi-Fi de marinas próximas e a rede móvel, garantindo que a tripulação esteja sempre online, além de oferecer o serviço GeoFence, que avisa o usuário sempre que a embarcação sair de uma zona de segurança.

Por último, o Modular Digital Control System (Sistema de Controle Digital Modular) torna possível controlar os sistemas elétricos do barco e é totalmente customizável. Capitães também podem controlar sistemas mecânicos e amenidades sem precisar sair do posto de comando. Além disso, possui um alcance variável, o que significa que pode se adaptar e abranger a extensão de qualquer iate.

A Raymarine tem representação no Brasil exclusiva pela Marine Express, no mercado desde 1992. A empresa oferece serviço completo de logística para abastecer os estaleiros, reduzindo os seus custos com importação, devolução de garantias, rede de serviços para atender garantias, instalações e demais suporte no pós-venda.

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés

    Com sucata, mecânico constrói barco à mão para ajudar ilhados no Rio Grande do Sul

    Geraldo perdeu quase tudo na enchente, menos a vontade de ajudar ao próximo