Assista: equipe de remo interrompe uma das provas mais difíceis do mundo para salvar tartaruga

05/01/2026

Atravessar o Oceano Atlântico a remo, por si só, já é um tremendo desafio. Salvar uma tartaruga marinha presa a uma rede de pesca no meio do percurso, então, não facilita muito as coisas. Mas foi exatamente essa situação que um trio de remadores enfrentou durante a World’s Toughest Row, uma das provas a remo mais desafiadoras do mundo, realizada sem apoio externo.

John Hammond, Stacey Rivers e Emma Wolstenholme, integrantes da equipe Call to Earth, de Hampshire (Inglaterra), estavam a cerca de 1,4 mil km da travessia quando avistaram o animal em sérios apuros.

 

Conforme divulgado pela equipe no Instagram, John agarrou a tartaruga marinha, Emma pegou uma faca e Stacey começou a cortar a rede que prendia o animal. Emma foi quem conseguiu registrar o momento em vídeo. Confira a seguir:

 


Não ironicamente, o grupo de remo aproveita o evento também para arrecadar fundos em parceria com organizações dedicadas ao combate à poluição marinha e à proteção dos ecossistemas oceânicos.

Isso é mais do que uma corrida, é um lembrete de que o oceano precisa de nós– disseram em publicação no Instagram

A equipe embarcou no desafio em 14 de dezembro, passou a virada para o Ano Novo a bordo — em grande estilo, com direito a trajes especiais — e seguia no percurso até o momento dessa publicação. É possível acompanhar a jornada do trio através do site oficial da competição.

A equipe preparou trajes casuais para o Ano Novo a bordo. Foto: Instagram @calltoearth_atlantic / Reprodução

A World’s Toughest Row

A World’s Toughest Row é considerada uma das provas de remo oceânico mais extremas e exigentes do mundo — um verdadeiro teste de resistência física, mental e logística para qualquer competidor, já que é realizada sem qualquer apoio externo. Atualmente, existem duas grandes rotas principais:

  • Atlântico: o percurso clássico, realizado pela Call to Earth, com cerca de 3 mil milhas (aproximadamente 4,8 mil km) entre San Sebastián de La Gomera, nas Ilhas Canárias (Espanha), e English Harbour, em Antigua & Barbuda;
  • Pacífico:  também chamado de Pacific Challenge, com cerca de 2,8 mil milhas (aproximadamente 4,5 mil km) entre Monterey (Califórnia, EUA) e Hanalei Bay (Havaí).

Os competidores podem participar de maneira solo ou em equipes (pares, trios, quatro ou cinco), cada grupo revezando remadas ao longo da travessia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela reforça ligação da cidade com o mar, diz prefeito

    Durante a abertura do evento, Toninho Colucci destacou a importância da vela para o turismo, a formação de jovens e o cuidado ambiental no arquipélago

    Escoteiros do Mar aproximam crianças do universo náutico durante a Semana de Vela de Ilhabela

    Grupo Guaravita, com atuação em São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, usa atividades ligadas ao mar para estimular autonomia, disciplina e interesse por profissões náuticas

    Ilhabela abre a maior competição de vela oceânica da América Latina

    Cerimônia reuniu autoridades e representantes da vela brasileira neste sábado (25), marcando o início oficial do evento de regatas

    Bom pra cachorro: competição de caiaque na China tem cães como protagonistas

    Complexo pet chinês localizado em Xangai oferece diversas atrações caninas, como navegar em caiaques com seus tutores

    Vela do Amanhã: o maior legado de Mauro Dottori na Semana de Vela de Ilhabela

    Iniciativa que busca aproximar crianças da vela reúne cerca de 200 participantes de 16 escolas durante a SIVI