Rio de Janeiro recebe Brasileiro de Fórmula Kite a partir desta sexta-feira

24/10/2018
Foto: Vinicius Felix

A Cidade Maravilhosa será o palco da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite, a partir desta sexta-feira, dia 26. Os principais riders do país vão decolar na Praia da Barra da Tijuca, com sede no Clássico Beach Club, na Av. Do Pepê, altura do Posto 2. A competição tem regatas previstas até domingo, dia 28, nas categorias Foil e Tubular, a partir de 11h. Além disso, a disputa vai incluir o Brasileiro de Windusrfe — classe RS:X (masculino e feminino).

As inscrições estão abertas até as 10h do dia 26, e devem ser feitas por meio do site Ingresso Certo.

A Final do Brasileiro de Fórmula Kite acontece um mês após a etapa de São Luís, no Maranhão, que teve a vitória de José Augusto na categoria Tubular; e do bicampeão brasileiro Bruno Lobo, na Foil.

“A primeira etapa foi numa condição que eu conheço bem, de vento forte. Consegui ter uma boa performance e venci. As condições do Rio são de vento mais fraco, mais instável, e eu não estou tão acostumado. Sei que não vai ser fácil. Espero andar bem e, se Deus quiser, sair com mais uma vitória”, afirmou o maranhense Bruno Lobo, de 25 anos.

A disputa na categoria Foil promete ser uma atração à parte. Afinal, essa classe vai estrear nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e foi indicada pela World Sailing (Federação Internacional de Vela) para o programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“O kite foil começou na Europa e cresceu muito nos últimos 2, 3 anos. É um velejo mais silencioso, uma prancha mais compacta. Dá a sensação de você estar voando sobre as águas. E a performance é inigualável. Permite velejar em condições muito variadas. A gente consegue andar mesmo com apenas 3 nós de vento. Isso torna o esporte mais versátil e atraente”, explicou Bruno Lobo.

A Etapa Final do Brasileiro de Fórmula Kite tem organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e a Lima Experience. O Brasileiro de RS:X é organizado pela CBVela, em conjunto com a Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Associação Carioca de Windsurf (ACW).

SERVIÇO

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA KITE e BRASILEIRO DE RS:X

Quando: de 26 a 28 de outubro de 2018

Onde: Clássico Beach Club, na Barra da Tijuca

Endereço: Av. Do Pepê s/nº, Km09 – altura do Posto 2 – Rio de Janeiro/RJ

Horários: a partir de 11:00

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Moon boat: conheça o barco em forma de lua pensado para enfrentar as águas do Golfo de Bengala

    Famosa na costa de Bangladesh, a embarcação artesanal chama atenção pelo formado arqueado do casco, que lembra uma lua crescente

    Teste Ferretti Yachts FY1000: maior Ferretti do mundo

    Testamos o maior barco em fibra de vidro produzido em série no Brasil, a Ferretti FY1000 — com cinco suítes e flybridge de 55 m² — fabricada pelo Grupo Okean em Santa Catarina. Uma embarcação que combina conforto, desempenho e a exclusividade de um iate de alto padrão

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas