Sagres III

18/08/2016

O tradicional veleiro português Sagres III, construído em 1937, ancorou no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos Rio-2016 para abrigar a Casa de Portugal e acabou sendo aberto à visitação pública. O passeio consiste em visitar as instalações do veleiro, mas sem entrar nos bastidores, e conta com venda de pastéis de nata e garrafas de vinho. Desde sua chegada ao Rio, no início de agosto, o navio recebeu cerca de 40 mil visitantes – 4 mil pessoas ao dia. Ele ficará na cidade maravilhosa até o dia 21, com visitação até as 17h.

O navio escola Sagres foi construído pelo estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo, sob o nome de Albert Leo Schlageter. Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha Alemã. A embarcação foi cedida à Marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa, em 1961, para substituir a antiga Sagres. Enquanto esteve sob cuidados brasileiros, Sagres III se chamava Guanabara. A embarcação de preparação e treinamento de cadetes da Marinha Portuguesa tem velas que estampam a cruz da Ordem de Cristo, também usada nas naus da época do Descobrimento. Antes de chegar ao Rio, o navio parou em Cabo Verde, no Recife e em Salvador.

Foto: Reprodução

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!

    Quanto custa uma lancha no modelo multipropriedade?

    Novo serviço da Flip Boat Club oferece planos com bom custo-benefício e cota para até seis pessoas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1