Scheidt abre última competição oficial antes da Olimpíada em grande estilo e garante liderança


O velejador brasileiro Robert Scheidt iniciou sua participação no 2021 ILCA Vilamoura European Continental Qualification em grande estilo. Na tarde desta segunda-feira (19), em Portugal, o bicampeão olímpico cruzou a linha de chegada em segundo lugar na classe Laser nas duas regatas iniciais da última competição oficial antes dos Jogos de Tóquio. Nesta terça-feira (20), ele volta à água para mais duas corridas do campeonato que termina no sábado (24).
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Na fase de classificação do 2021 ILCA Vilamoura European Continental Qualification, a flotilha foi dividida em dois grupos, com 60 barcos cada um. Scheidt está no azul e, nesta segunda-feira, o brasileiro só não foi mais veloz que o finlandês Kaarle Tapper, na primeira regata, e o croata Tonci Stipanović na segunda. Com os resultados do duplo segundo lugar, Robert assegurou a liderança da competição, com 4 pontos perdidos na classificação geral. O russo Maxim Nikolaev aparece na vice-liderança, com 5pp, após uma segunda e terceira colocações nas provas desta segunda.
Com vagas ainda em jogo para Tóquio entre os velejadores europeus, o nível em Vilamoura é do padrão de um campeonato continental. “Tive um dia bom e aproveitei as oportunidades que surgiram nas regatas. Ventou bem na primeira regata, entre 16 a 17 nós. Fiz boa largada, montei a primeira boia em terceiro e cheguei em segundo. A segunda prova foi mais complicada. O vento mudou, foi para terra e ficou bem oscilante. Não fiz uma primeira parte muito boa, mas, com velocidade e decisões acertadas, recuperei de 13° para segundo. Agora é descansar e ir com tudo para amanhã. Teremos mais cinco dias bem duros pela frente. Fico feliz com o resultado, mas o importante é seguir evoluindo com foco na Olimpíada”, explicou o maior medalhista olímpico do Brasil.
Leia também
» Scheidt supera rivais europeus da classe Laser e conquista título em Lanzarote, na Espanha
» Scheidt conquista o vice-campeonato na primeira prova do ano olímpico, nas Ilhas Canárias
» Bicampeão olímpico Scheidt sobe ao pódio com o terceiro lugar no Portugal Grand Prix
Em sua última competição antes de Vilamoura, no mês de março, Robert Scheidt conquistou o título da ILCA Coach Regatta Lanzarote, na Marina Rubicón, em Playa Blanca, no litoral do arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. A vitória no campeonato promovido pelos treinadores veio após completar seis das oito regatas entre os top cinco. O título não foi seu primeiro pódio em 2021 nas Ilhas Canárias. Na primeira competição do ano olímpico, Scheidt conquistou o vice-campeonato no Lanzarote Winter Series, em fevereiro.
Com vaga garantida na classe Laser para os Jogos do Japão, Robert Scheidt, que completou 48 anos na semana passada (dia 15 de abril), está prestes a disputar o maior evento esportivo do planeta pela sétima vez, um recorde entre os atletas brasileiros.
Scheidt retornou à classe Laser em 2019, após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio/2016, onde terminou na quarta colocação, mesmo vencendo a medal race. Nesse período de readaptação às novas técnicas e nova mastreação, cumpriu seu objetivo principal, que foi o índice para Tóquio, com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser 2019, em Sakaiminato, no Japão. Ele confirmou a vaga no Mundial da Austrália, em fevereiro de 2020, quando chegou à flotilha ouro e foi o melhor brasileiro na disputa.
Em março de 2020, foi eleito o maior atleta olímpico do Brasil, em votação coordenada pela Rede Globo com os maiores medalhistas olímpicos do País. Na comemoração dos 100 anos de história do Brasil nos Jogos Olímpicos, no início de agosto deste ano, ficou em segundo lugar em votação de 100 jornalistas, atrás apenas de Adhemar Ferreira da Silva e à frente de Joaquim Cruz, seus ídolos que muito o inspiram.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Iate de 25 metros traduz proposta do estaleiro de criar projetos sob medida para o uso brasileiro; marca também apresenta a 640 HDF e anuncia Casa Intermarine
Marca italiana escolheu o salão para adiantar detalhes do Azimut Grande 30M, iate em fabricação em Itajaí (SC) com previsão de lançamento em 2028
O São Paulo Boat Show 2026 teve início nesta quinta-feira (24) e já apresentou novidades ao público. Um dos destaques do primeiro dia foi o lançamento da lancha Focker 288 GTS, novo barco da Fibrafort e segundo modelo da linha Explorer da fabricante.
Motorização
A Focker 288 GTS pode receber diferentes configurações de motorização. Nas versões centro-rabeta, as opções vão de 300 hp a 350 hp. Já com motores de popa, o modelo pode ser equipado com um motor de 300 hp ou 350 hp, ou dois motores de 200 hp. Em desempenho, a embarcação registra velocidade de cruzeiro de 29 mph, com consumo médio de 55 litros por hora, e pode atingir velocidade máxima de 37 mph.Principais características da Focker 288 GTS
Segundo Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort, três características se destacam no novo modelo: a robustez dos estofamentos, a plataforma de popa, apontada pela fabricante como a maior da categoria, e a estrutura do T-top, que contribui para o espaço e o pé-direito a bordo. O executivo também destacou o espaço gourmet, desenvolvido para ampliar as possibilidades de convivência. “É um item muito solicitado pelos nossos clientes, para que essa área não seja apenas um espaço gourmet, mas também tenha um banco onde as pessoas possam conviver”, explicou. [caption id="attachment_209858" align="alignnone" width="920"]

Linha Explorer da Fibrafort
A Focker 288 GTS é o segundo modelo da linha Explorer da Fibrafort, que também conta com a Focker 355 GTS. Apesar de pertencerem à mesma família, as embarcações apresentam propostas diferentes.A 288 é para um convívio mais de exploração, de day use, com pequenos trajetos e mais esportes náuticos, como mergulho. Já a 355 é para uma exploração em uma ilha com amigos e familiares, um churrasco a bordo ou uma outra gastronomia, com uma pegada também para o pernoite - explicou FontanaDe acordo com o diretor, enquanto a 288 GTS aposta em uma proposta mais esportiva e voltada ao uso durante o dia, a 355 GTS oferece cabine maior e banheiro individual, características que ampliam as possibilidades de permanência a bordo e permitem, por exemplo, passar um fim de semana na embarcação.
São Paulo Boat Show 2026
O maior salão náutico da América Latina leva seus visitantes para uma verdadeira imersão no universo das águas. Mais de 170 embarcações, passando por botes, lanchas e jets, tomam conta do pavilhão do São Paulo Expo e podem ser vistas de perto. [caption id="attachment_207151" align="alignnone" width="920"]

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2026 Quando: de 24 a 29 de setembro de 2026 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP) Horário: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último dia, encerramento às 21h Mais informações: no site do evento Ingressos: site oficial de vendasNovidade torna-se a maior embarcação da história do estaleiro pernambucano, que apresentou a lancha em coquetel especial; evento segue até dia 29
Com altas expectativas de negócios, estaleiro catarinense celebra 33 anos sem atrasos nas entregas e reforça liderança com frota moderna




