Sem comemorações

Por: Redação -
18/02/2015

A quarta etapa da Volvo Ocean Race tem uma situação inédita. O barco Dongfeng Race Team, atual líder da classificação geral, amarga a última colocação da flotilha. A equipe chinesa encontra dificuldades para voltar a ter contato com o pelotão da frente no Oceano Pacífico, liderado pelo holandês Team Brunel. Por isso, os tripulantes não querem nem saber de comemorar o Ano Novo Chinês, que vale a partir desta quinta-feira (19).

“A condição que estamos não é legal. Todo mundo está decepcionado e também um pouco chateado. O trabalho é intenso a bordo”, disse Yang ‘Wolf’ Jiru, tripulante chinês do Dongfeng Race Team. “Nosso foco é na regata! Eu não tenho muito desejo de celebrar o Ano Novo Chinês, a única coisa que pretendo é ligar para os meus familiares à meia-noite”.

Um dos motivos desta queda de rendimento foi um problema numa peça do mastro. O outro foi uma decisão errada de estratégia. Fatos normais numa regata tão longa. “Fomos mais conservadores”, contou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng Race Team.

O barco da China estava no pelotão da frente após a passagem pelas Filipinas, mas acabou adotando uma estratégia diferente. Quem fez ao contrário foi o Team Brunel, que deixou a lanterna para assumir a ponta. A última atualização da manhã desta quarta-feira (18) indicou o Abu Dhabi, em segundo, o Team Alvimedica, em terceiro, o Mapfre, em quarto, e o Team SCA, em quinto.

A quarta etapa da Volvo Ocean Race é disputada entre Sanya, na China, e Auckland, na Nova Zelândia. A perna deve ter seu vencedor até 1º de março.

Fotos: Sam Greenfield

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio