Frente parlamentar em prol do setor náutico é aprovada pelo Senado
PRS 3/2025 visa defender o desenvolvimento do setor na indústria, no comércio e em ações de sustentabilidade e turismo


Na última quarta-feira (2), o Senado aprovou a criação da Frente Parlamentar da Economia do Mar – Setor Náutico, proposta pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). A iniciativa busca fortalecer o setor no Brasil, apoiando legislações, propondo políticas públicas e promovendo atividades ligadas à construção naval, transporte aquaviário, sustentabilidade, esportes e turismo náutico.
Repleto de lançamentos de barcos, começa hoje o Boat Show de Itajaí
Presidente Epitácio, no interior de SP, recebe estruturas náuticas de uso público
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Amin destacou o potencial da chamada “economia do mar”, ressaltando que o Brasil tem uma extensa costa e rede hidrográfica ainda subaproveitadas.
O Brasil tem mais de 7,4 mil quilômetros de costa e uma das maiores redes hidrográficas do mundo. No entanto, ainda carece de políticas públicas estruturadas para impulsionar esse segmento estratégico– destacou o senador
A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Lucas Barreto, que, por sua vez, reforçou a importância do setor para o desenvolvimento econômico e sustentável, apontando desafios como a falta de infraestrutura e financiamento.
O setor náutico é importante para o desenvolvimento nacional– ressaltou Barreto
O texto aprovado prevê que a nova frente parlamentar deve acompanhar proposições legislativas relacionadas à área e assessorar senadores na elaboração e votação de matérias pertinentes.
Amin destacou exemplos internacionais, como Itália, França e Espanha, onde a economia do mar é motor relevante da economia nacional. Vale ressaltar que, no Brasil, cada embarcação gera, em média, quatro empregos diretos e oito indiretos, segundo a Associação Náutica Brasileira (Acatmar).
Para além da indústria e do comércio náuticos, a proposta, que segue agora para promulgação, também destaca a importância da sustentabilidade e do turismo náutico, com ações como o selo Bandeira Azul para marinas e o projeto Limpeza dos Mares, que já retirou mais de 180 toneladas de resíduos do litoral.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações
Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana