Semana Internacional de Vela de Ilhabela na maior regata do mundo em barcos inscritos


Integrantes do comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela estiveram reunidos em Trieste, na Itália, no mês de outubro, com representantes da Barcolana, considerada a maior regata do mundo em número de barcos. Mais de 2 000 veleiros disputaram a 51ª edição do evento, um dos principais encontros da vela oceânica europeia.
Os velejadores e representantes do Yacht Club de Ilhabela (YCI) Carlos Eduardo Souza e Silva e Cris Lueth foram recebidos no clube de vela Società Velica di Barcola e Grignano, que organiza a Barcolana.
”Eles ficaram felizes em estreitar o relacionamento conosco na Semana de Vela, que é o maior evento de vela da América Latina. Convidei-os pra nos visitar em 2020 durante a nossa 47ª edição”, contou Carlos Eduardo Souza e Silva, que recebeu atenção da mídia local durante a realização da regata.
A Barcolana reuniu mais de 15 mil velejadores de todo o mundo e teve como vencedor de 2019 o barco Way of Life, de propriedade do armador esloveno Gašper Vinčec. O Maxi de quase 27 metros fez o percurso no Golfo de Trieste em 1h54min10. A tripulação foi recebida nesta semana por Borut Pahor, presidente da Eslovênia.
Nomes de peso da vela mundial como a britânica Dee Caffari, a norte-americana Sally Barkow e a chinesa Vicky Song estavam na linha de largada da Barcolana junto aos brasileiros. ”A Barcolana é provavelmente uma das regatas mais difíceis pra organização, tanto na água quanto na festa da vela envolvendo toda a cidade e fazendo no seu race village um verdadeiro salão náutico popular”, disse Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu.
”Temos muito o que aprender com eles tanto tecnicamente quanto na coordenação de diversas organizações, clubes, marinas, prefeituras, entidades privadas e uma multiplicidade de patrocinadores e apoiadores”.
O objetivo da visita do comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela aos representantes da Barcolana foi montar uma cooperação entre os dois eventos. Os italianos buscam aproximação com outros eventos internacionais icônicos como a Volta à ilha de Wright, na Inglaterra, por exemplo.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2020 será disputada de 4 a 11 de julho e seus representantes já estão montando o cronograma de atividades para a vila da regata local, bem como os acordos com apoiadores e patrocinadores.
”Foi muito interessante ver de perto alguns maxis famosos e super profissionais, outros barcos históricos como o Moro de Venezia e antigos da Volvo Ocean Race e Withbread Around the World, além de ORC e IRC, como na Semana de Vela”, completou Cris Lueth, que disputa as regatas no Brasil a bordo do Orson.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade
Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial