Brasileiro pentacampeão mundial de Star assume vice-liderança da SSL Finals em Nassau

Por: Redação -
05/12/2019
Foto: Gilles Morelle

O segundo dia de regatas da Star Sailors League Finals premiou a regularidade da dupla formada pelo polonês Mateusz Kusznierewicz, campeão olímpico da Classe Finn, e pelo pentacampeão mundial e medalhista olímpico de Star, Bruno Prada. O vento nordeste bastante rondado, entre 14 e 18 nós, permitiu a disputa de mais três regatas. Mateusz e Prada obtiveram terceiro, nono e segundo lugares e saltaram da oitava para a segunda colocação.    

A dupla ítalo-alemã, Negri e Klenn, assumiu a liderança da fase de classificação com duas vitórias em cinco regatas, abrindo nove pontos de vantagem sobre os vice-líderes. Os norte-americanos Cayard e Trinter venceram a quinta regata e aparecem agora na terceira posição. O primeiro objetivo das 23 duplas de 22 países é se garantir entre os dez primeiros após 11 regatas para assegurar vaga nas três provas eliminatórias de sábado (07/12): quartas de final, semifinal e final.

Campeão da primeira edição da SSL Finals com Robert Scheidt, Prada está retomando a sincronia com o parceiro. “Os dois primeiros dias exigiram muito do físico, foram desgastantes. Eu não velejava com o Mateusz desde o Campeonato Mundial. Estamos recuperando o entrosamento e vamos melhorar a cada dia”, projetou Prada, medalha de prata com o neozelandês Hamish Pepper na SSL Finals de 2015.

Neste ano, Pepper com o brasileiro Pedro Trouche, campeão em 2018 com Jorge Zarif. A dupla terminou o primeiro dia na segunda posição, mas nesta quarta-feira não concluiu a terceira regata, descartaram o DNF e estão em sétimo lugar. A única equipe 100% brasileira, Henrique Haddad e Henry Boening, está em 14º, enquanto Samuel Gonçalves e o português Bernardo Freitas ocupam a 16ª colocação.

“Neste ano as regatas estão sendo disputadas dentro da baía, mais próximas da terra, o que deixa o vento mais rondado. Com rajadas de até 20 nós, os velejadores convidados de outras classes sentem dificuldade de adaptação. O Bernardo é muito bom velejador, mas ele ainda está pegando o feeling do barco. Espero que as rondadas e a intensidade do vento diminuam”, desejou Samuel Gonçalves, campeão mundial de Star com seu tradicional parceiro, Lars Grael.

Nos quatro primeiros dias as 23 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três provas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados, o que garante a adrenalina na água e para quem está assistindo ao vivo.   

SSL Finals 2019 após quarto regatas (um descarte) 

1 – Negri (ITA) / Kleen (ALE): 1+(6)+1+2+4 = 8 pontos perdidos 

2 – M. Kusznierewicz (POL) / Bruno Prada (BRA): 3+(12)+3+9+2 = 17 pp 

3 – Paul Cayard / Phil Trinter (EUA): 6+8+4+(14)+1 = 19 pp

4 – Melleby (NOR) / Revkin (EUA): 2+4+6+8+(14) = 20 pp 

5 – Iain Percy (GBR) / Anders Ekstrom (SUE): 12+2+(18)+1+8 = 23 pp

6 – Oskari Muhonen (FIN) / Vitalii Kushnir (UCR): 4+9+(11)+5+5 = 23 pp

7 – Hamish Pepper (NZL) / Pedro Trouche (BRA): 13+1+(DNF)+3+7 = 24 pp

8 – Fredrik Loof (SUE) / Brian Fatih (EUA): 8+5+5+(!#)+11 = 29 pp

14 – Henrique Hadad / Henry Boening (BRA) = 47 pp

16 – Bernardo Freitas (POR) / Samuel Gonçalves (BRA) = 52 pp      

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dia do Documentário Brasileiro: produções náuticas para assistir e navegar por grandes histórias

    Do pioneirismo de Reinaldo Conrad às travessias de Amyr e Tamara Klink, confira documentários nacionais que retratam aventuras e personagens marcantes

    Rota das Praias SP-Rio: projeto promete roteiro que conecta 15 cidades no litoral de SP e RJ

    Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios

    Ciclone-bomba não é o maior risco para navegação no Sudeste; alerta vem no domingo e segunda

    Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal

    Parece Van Gogh, mas é a natureza: mapa das correntes oceânicas da NASA impressiona

    Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!

    Assim como hotéis, lanchas entram na era do "day use"; entenda

    Na hotelaria, o modelo permite aproveitar a estrutura durante o dia sem hospedagem. No setor náutico, a lógica impulsiona embarcações voltadas ao uso por algumas horas