Rio 2016

Mais seis cidades do Rio de Janeiro vão receber o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 nesta terça-feira (2). Saquarema, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói serão os destinos da chama olímpica durante o dia, nesta ordem. O último município terá a presença de três medalhistas olímpicos da vela: os irmãos Torben e Lars Grael e Clínio Freitas.
Maior medalhista olímpico brasileiro ao lado de Robert Scheidt, Torben Grael foi um dos convidados para participar do revezamento em Niterói. O velejador conquistou cinco medalhistas olímpicas, sendo dois ouros (Atlanta 1996 e Atenas 2004), uma prata (Los Angeles 1984) e dois bronzes (Seul 1988 e Sydney 2000) e é sinônimo de perseverança, performance esportiva e seriedade.
Já seu irmão Lars, dará mais uma lição de superação durante a condução da tocha olímpica. Após 18 anos do acidente que o deixou sem a perna direita, o velejador, que continua competindo em alto nível e acaba de conquistar o quinto título sulamericano da classe Star, irá usar uma prótese para fazer o trajeto sem o uso de muletas.
“Carregar a chama olímpica em Niterói foi a grande motivação para eu hoje estar caminhando com a prótese Genium X3 da Ottobock, sem ajuda de muletas. É uma grande realização, mas que não se limita a esse momento. Agora, depois de 18 anos, posso enfim voltar a caminhar de mãos dadas com a minha mulher e filhos. Mais um desafio, mais uma conquista”, afirmou Lars.
Segundo a fabricante, a prótese Genium X3, fabricada na Alemanha, responde imediatamente a qualquer movimento do corpo, seja numa caminhada simples ou corrida, além de mudanças de velocidade repentinas. Com este sistema de prótese de perna, é possível uma réplica praticamente natural da marcha humana fisiológica. Na primeira vez em que carregou a tocha, no revezamento das Olimpíadas de Atenas, Lars recebeu a tocha, entregou para outra pessoa, que fez o percurso e devolveu para ele, para que passasse para o próximo atleta. Desta vez, ele poderá carregar a tocha sozinho.
Imagem Marlon Falcão/Divulgação/Bradesco
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores
Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda