Torneio de Pesca de Santo André vai agitar o sul da Bahia no início de dezembro

Por: Redação -
20/10/2017

Nos dias 1º e 2 de dezembro, o município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, irá receber o Torneio de Pesca de Santo André (que recebe o nome de um de seus vilarejos). A competição é organizada pelo Yacht Clube da Bahia (YCB), que espera receber 15 equipes para participar da disputa.

Realizado desde 2010, o torneio envolve cerca de 150 pessoas, entre pescadores e equipe técnica, e integra o Campeonato Baiano de Pesca, realizado anualmente pelo Clube de Salvador. A equipe campeã poderá participar do Offshore World Championship, um dos principais torneios de pesca do mundo.

 

“Estamos dando total apoio ao torneio de pesca deste ano. Sabemos da vocação náutica da nossa costa e não poderíamos deixar de valorizar e divulgar o quanto Santo André é propício para esse tipo de atividade”, afirma Agnelo Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália.

Com o objetivo de contribuir com dados de institutos que controlam a vida marinha mundialmente, como a Billfish Foundation, este ano, a diretoria responsável pela competição vai implantar o sistema de Tags. Trata-se de uma etiqueta numerada com uma ficha correspondente. Esta ficha é preenchida pela equipe com as informações do peixe, inclusive localização, e enviada à instituição.

“Ao fisgar um peixe, os pescadores deverão colocar o tag no animal. Assim, conseguimos reunir informações para estudar a migração, o comportamento e o crescimento estimado, entre outros aspectos”, explica o diretor de pesca do YCB, Xande Cunha Guedes.

Cada vez mais rigoroso no assunto preservação, o Torneio de Pesca de Santo André não permite o embarque dos peixes. Toda a pontuação baseia-se em filmagens realizadas pelas equipes, que devem liberar os animais com vida.

As inscrições para participar da disputa podem ser realizadas na secretaria do Yacht Clube.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De Westeros ao mar: destino que serviu de cenário para House of the Dragon tem passeio de lancha, kitesurfe e paisagens épicas

    Conheça o lado náutico do Norte do País de Gales que aparece na nova temporada da série

    Com futebol em alta, festa de barco de torcedores do Galatasaray volta a rodar o mundo; veja

    Em 2025, várias embarcações se juntaram ao iate que acompanhava a delegação do clube, que tinha conquistado o 25º título do campeonato turco

    FS 375 HT terá estreia no Sul do país durante o Boat Show em Itajaí

    Novidade da FS Yachts será levada a Itajaí, em Santa Catarina, em evento onde a próxima novidade da marca também será anunciada

    Hidea vai apresentar nova linha de motores de popa de até 200 hp no Boat Show em Itajaí

    Modelos passarão a ocupar o topo do portfólio da Hidea em potência e estarão no evento que acontece de 2 a 5 de julho

    Como gerar água doce a bordo? Tecnologia brasileira estará no Marina Itajaí Boat Show 2026

    Empresa brasileira levará ao maior salão náutico do Sul do país um sistema que transforma água do mar em água doce para uso em embarcações