Líder da Transat Jacques Vabre abre vantagem e desafia agora os Doldrums

Por: Redação -
06/11/2019
Foto: Jean-Marie-Liot

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre deve ser decidida nesta quinta-feira (7) com a provável vitória do Groupe GCA – Mille et un sourires, catamarã da Multi50. Os franceses Gilles Lamiré e Antoine Carpentier já percorreram 75% do percurso entre a França e o Brasil. O ato final no Oceano Atlântico é a entrada nos Doldrums, zona de convergência intertropical com ventos praticamente indecifráveis.

Vence a regata a dupla que entrar e sair primeiro desta área. Restam menos de 2 mil quilômetros para o Groupe GCA – Mille et un sourires cruzar a linha de chegada na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA).

O segundo na Multi50 é o Solidaire En Peloton – ARSEP, que está pelo menos 7 horas atrás dos líderes. Os barcos devem passar pela Linha do Equador nas próximas horas e acelerar próximo à costa brasileira com ventos de média intensidade, segundo a previsão local. ”Estamos mais rápidos do que o Primonial e mais lentos do que o CGA. Nunca encontramos a mesma força de vento deles, e isso é bastante doloroso e frustrante”, explicou Thibault Vauchel Camus do Solidaires En Peloton – ARSEP.

O Primonial, que é o terceiro na tabela da categoria dos multicascos chegou a liderar a regata no início, mas um pit-stop em Cabo Verde tirou as chances de equipe por enquanto de ganhar o campeonato. A dupla está mais de 500 quilômetros em desvantagem para os primeiros. Mas regata tudo pode acontecer e literalmente só ‘termina quando acaba’.

Veja a posição real dos barcos

A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre não tem apenas os Multi50. Disputam a prova veleiros da IMOCA60 e Class40, que estão espalhados pelo Oceano Atlântico. Largaram de Le Havre, na França, 59 barcos e sete já ficaram pelo caminho.

Na IMOCA, o Charal conseguiu abrir vantagem para APIVIA e 11th Hour Racing e se conseguir gerenciar melhor a passagem pelos Doldrums terá vantagem, assim como o líder da Multi50. A tendência é que o vencedor da categoria dos 60 pés cruze a linha de chegada no sábado (9), trazendo com ele, no fim de semana, pelo menos outros 12 barcos. A categoria IMOCA conta com 27 veleiros em modo regata.

Na Class40, o Credit Mutuel da dupla Ian Lipinski e Adrien Hardy está mais de 80 quilômetros à frente de seus perseguidores do Leyton. Os dois veleiros que estão na ponta completaram nesta terça-feira (5) 50% de prova. Os ventos alísios ao norte de Cabo Verde foram muito fortes ajudando quem está na frente. ”O Crédit Mutuel é sempre mais rápido nessas são suas condições. Tentamos manter o ritmo e ficar na briga”, disse o francês Aymeric Chappellier, do Aïna Enfance & Avenir, terceiro colocado na disputa do Class40.

A previsão é que o primeiro colocado da categoria dos 40 pés da Transat Jacques Vabre termina a regata na quarta-feira (13). Ao todo, 22 veleiros da classe seguem em disputa no Atlântico.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais