1300 milhas em uma 19 pés: paraibano fará travessia inédita de João Pessoa a Ubatuba

11/03/2022

Uma viagem de barco entre João Pessoa, na Paraíba, e Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, é uma aventura que excita a imaginação de qualquer comandante sonhador. As belezas do litoral brasileiro são indescritíveis. Neste domingo, 13 de março, às 9h da manhã, o paraibano José Eduardo Coutinho Guedes vai dar início à realização desse sonho.

O que mais chama atenção é a embarcação que Edu Guedes (como é chamado pelos amigos) escolheu para a travessia: uma pequena lancha de apenas 19 pés, ou 5,80 metros de comprimento, com 2,44m de boca, que ele (atenção para o detalhe) construiu com as próprias mãos, com compensado naval, ao longo de um período de quatro anos e três meses.

Meio paraibano, meio paulista (ele passou metade de seus 66 anos radicado em Ubatuba, onde trabalha como gerente de uma marina), Edu está acostumado a navegar pelo litoral Norte de São Paulo a bordo de uma velha e boa Carbrasmar 22 — seu destino preferido é a paradisíaca Ilha das Couves. Quando pode, dá uns tiros mais longos. Sempre de lancha, vai, por exemplo, de Ubatuba a Santos; ou ao Guarujá; ou até Angra. Sua expedição mais longa foi entre Ubatuba a Florianópolis. Desta vez, ele decidiu ousar pra valer. Serão 1.300 milhas entre a Praia do Jacaré, na região metropolitana de João Pessoa, e a Praia da Enseada, em Ubatuba.

Outros navegadores já fizeram travessias semelhantes, de veleiro ou, eventualmente, em lancha de médio ou grande porte. Mas nunca a bordo de uma lanchinha como essa, equipada com um motor de popa de 150 hp, tanque de combustível de 150 litros e batizada de Maryas — o nome, assim mesmo, no plural, é homenagem à avó de Edu, Maria Alice, às suas netas Maria Eduarda, Maria Clara e Yasmin (daí o “Y”)  e à Nossa Senhora.

A ideia, meio maluca, tem um “quê” de religiosidade. Não por acaso, na pequena cabine na proa da lancha ele leva na cabeceira uma imagem de N. Sra. Aparecida. “Foi nela que espelhei minha fé”, diz. A ideia surgiu no distante ano de 1993, quando Edu Guedes foi diagnosticado com leucemia e desenganado pelo médico. Para fazer curta uma longa história, ele deu a volta por cima amparado pela fé.

Enquanto convalescia, prometeu a si mesmo que, se superasse a doença, quando completasse 60 anos de idade (à época, tinha 37) faria uma viagem comemorativa. “Aí, comecei a imaginar em que tipo de barco seria, comecei a fazer o planejamento de um sonho”, diz, feliz da vida, enquanto apresenta a linda lancha de madeira que construiu com as próprias mãos, capaz de navegar em mar aberto, rápido e confortável, seguindo ele. “E olha que eu nunca tinha feito um barco na vida”.

Na viagem, Edu terá a companhia de um amigo — o capitão amador e mecânico de barcos Luís Peixoto. O plano é navegar cerca de 100 milhas por dia, afastando-se da costa de 3 a 8 milhas e reservando pelo menos um dia para conhecer e curtir cada uma das escalas. Assim, a dupla planeja cumprir todo o percurso em 22 dias (de 13 a 29 de março). O objetivo? Demonstrar a viabilidade de navegação na costa brasileira. Ainda que em uma lancha de escassos 19 pés de comprimento.

A rota do Maryas

João Pessoa/Recife – Iate Clube Cabanga

  • Saída programada para o dia 13/03/22 da Jacaré Marina na Cidade de Cabedelo -PB previsto para as 9:00 h com destino a cidade do Recife/PE e pernoite no Cabanga Iate Clube.    

Recife/Barra de São Miguel – AL

  • Saída programada para o dia 14/03/22 as 06:30 com destino a Praia dos Carneiro na Marina dos Carneiros Midinho (celular), em seguida vamos para a Ilha de Santo Aleixo, em seguida para Praia de Maragogi, podemos fazer uma entrada em Maceió para abastecimento ou seguir direto com destino a Praia de Barra de São Miguel/AL para a Stella Marina.    

Barra de São Miguel-AL/Mosqueiro-SE

  • Saída programada para o dia 15/03/22 as 04:30 h com destino a foz do Rio São Francisco onde vamos entrar até a cidade Piaçabuçu e em seguida partiremos para a cidade de Mosqueiro/SE onde iremos pernoitar na Top Marine de propriedade de Wanber.

Mosqueiro-SE/Salvador-BA

  • Saída programada para o dia 16/03/22 as 04:30 h com destino a cidade do Mangue Sêco/SE ou Conde na praia da Barra Itariri-BA que fica a 60mn de Mosqueiro para um provável refúgio ou reabastecimento antes de chegar em Salvador/BA, onde iremos pernoitar na Bahia Marina. Devemos permanecer em Salvador dois dias para conhecer a região.         

Salvador-BA/Ilhéus-BA

  • Saída programada para o dia 18/03/22 as 4:30 com destino a Ilhéus-BA onde iremos pernoitar no Iate Clube de Ilhéus.  

Ilhéus-BA/Santa Cruz de Cabrália

  • Saída programada para o dia 19/03/22 as 4:30 com destino a Santa Cruz de Cabrália/BA onde iremos pernoitar.

Santa Cruz de Cabrália-BA/Caravelas-BA

  • Saída programada para o dia 20/03/22 as 4:30 com destino a Caravelas/BA onde iremos pernoitar.

Caravelas-BA/Arquipélago de Abrolhos-BA

  • Saída programada para o dia 21/03/22 as 06:30 com destino ao Arquipélago de Abrolhos onde iremos pernoitar.

Arquipélago de Abrolhos/Conceição da Barra

  • Saída programada para o dia 22/03/22 as 4:30 com destino a Conceição da Barra/ES.

Conceição da Barra-ES/Vitória-ES

  • Saída programada para o dia 23/03/22 as 4:30 com destino a Vitória/ES onde iremos pernoitar..

Vitória-ES/Atafona-RJ 

  • Saída programada para o dia 24/03/22 as 4:30 com destino a Atafona/RJ onde iremos pernoitar.

Atafona-RJ/Cabo Frio-RJ 

  • Saída Programada para o dia 25/03/22 as 4:30 com destino a Cabo Frio/RJ. Iate Clube Rio de Janeiro.

Cabo Frio-RJ/Rio de Janeiro-RJ 

  • Saída programada para o dia 26/03/22 as 4:30 com destino ao Rio de Janeiro/RJ, Marina da Glória.

Rio de Janeiro-RJ/Angra dos Reis-RJ 

  • Saída programada para o dia 27/03/22 as 4:30 com destino a Angra dos Reis/RJ Marina Piratas.

Angra dos Reis-RJ/Paraty-RJ 

  • Saída programada para o dia 28/03/22 as 7:30 com destino a Paraty/RJ Saco do Mamanguá.

Paraty-RJ/Ubatuba-SP 

  • Saída programada para o dia 29/03/22 as 6,30 com destino final da expedição a cidade de Ubatuba/SP na Marina Ubatuba.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina