Troféu Comodoro Manfred Flöricke

Por: Redação -
15/03/2016

A Regata Troféu Comodoro Manfred Flöricke – Ilha Chico Manoel foi realizada neste fim de semana pelo Veleiros do Sul com a participação de 22 barcos das classes Hobie Cat 16, Soling e Laser. A competição, composta de duas pernas com percurso de 12.5 milhas de distância cada uma, teve largada de ida até a ilha Chico Manoel, subsede do clube, no sábado (12), às 10h10, em frente ao VDS na baía do Cristal. Os barcos seguiram rumo sul num contravento de 10 a 12 nós de intensidade, mas que durante o trajeto variou de velocidade. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada montada nas proximidades da ilha Chico Manoel foi da classe HC 16 tripulado por Ricardo Lowy e Jaqueline Jardim às 11h45min20s.

Na perna de retorno, realizada no domingo (13), a largada da ilha ocorreu às 11h45, com vento a favor de direção sul e rajadas que chegaram até 22 nós provocando de vez em quando capotadas dos hobies durante o percurso. O primeiro a cruzar a linha foi a dupla do HC 16, com Eduardo Ekman e Francisco Ekman, às 12h40min. Algumas tripulações erraram a chegada.

De visita a Porto Alegre, o paulista Ricardo Lowy foi convidado pela flotilha do VDS para correr a regata. Com barco emprestado e velejando pela primeira vez com a gaúcha Jaqueline Jardim, o timoneiro de 45 anos foi o vencedor e gostou muito da regata. Na classe Soling, a tripulação vencedora foi do barco Equilibrium com Nelson Ilha, Gustavo Ilha e Regis Silva. Na classe Laser Standard, o título ficou com Augusto Moreira e na Radial com Henrique Dias.

Na ilha Chico Manoel, os competidores se reuniram no Galpão da Ilha no sábado à noite para confraternizarem num churrasco. O evento de encerramento foi neste domingo, na sede do Clube com a presença da família Floricke.

Além dos prêmios, foi instituído o troféu Rotativo, no qual ficam gravados os nomes dos campeões, edição realizada a cada dois anos. É uma taça que pertenceu a Manfred Flöricke pela conquista do Campeonato Brasileiro da classe Sharpie de 1964 doada pela viúva Walquiria.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa