Troféu Comodoro Manfred Flöricke

Por: Redação -
15/03/2016

A Regata Troféu Comodoro Manfred Flöricke – Ilha Chico Manoel foi realizada neste fim de semana pelo Veleiros do Sul com a participação de 22 barcos das classes Hobie Cat 16, Soling e Laser. A competição, composta de duas pernas com percurso de 12.5 milhas de distância cada uma, teve largada de ida até a ilha Chico Manoel, subsede do clube, no sábado (12), às 10h10, em frente ao VDS na baía do Cristal. Os barcos seguiram rumo sul num contravento de 10 a 12 nós de intensidade, mas que durante o trajeto variou de velocidade. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada montada nas proximidades da ilha Chico Manoel foi da classe HC 16 tripulado por Ricardo Lowy e Jaqueline Jardim às 11h45min20s.

Na perna de retorno, realizada no domingo (13), a largada da ilha ocorreu às 11h45, com vento a favor de direção sul e rajadas que chegaram até 22 nós provocando de vez em quando capotadas dos hobies durante o percurso. O primeiro a cruzar a linha foi a dupla do HC 16, com Eduardo Ekman e Francisco Ekman, às 12h40min. Algumas tripulações erraram a chegada.

De visita a Porto Alegre, o paulista Ricardo Lowy foi convidado pela flotilha do VDS para correr a regata. Com barco emprestado e velejando pela primeira vez com a gaúcha Jaqueline Jardim, o timoneiro de 45 anos foi o vencedor e gostou muito da regata. Na classe Soling, a tripulação vencedora foi do barco Equilibrium com Nelson Ilha, Gustavo Ilha e Regis Silva. Na classe Laser Standard, o título ficou com Augusto Moreira e na Radial com Henrique Dias.

Na ilha Chico Manoel, os competidores se reuniram no Galpão da Ilha no sábado à noite para confraternizarem num churrasco. O evento de encerramento foi neste domingo, na sede do Clube com a presença da família Floricke.

Além dos prêmios, foi instituído o troféu Rotativo, no qual ficam gravados os nomes dos campeões, edição realizada a cada dois anos. É uma taça que pertenceu a Manfred Flöricke pela conquista do Campeonato Brasileiro da classe Sharpie de 1964 doada pela viúva Walquiria.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil