Singapura anuncia uma das maiores usinas solares flutuantes do mundo

Por: Redação -
20/07/2021

Singapura apresentou, no último dia 14, uma das maiores usinas flutuantes de energia solar do mundo, com uma superfície equivalente a quase 45 quadras de futebol.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Foram instalados 122 mil painéis solares no reservatório de Tengeh. Eles permitirão produzir a eletricidade necessária para alimentar as cinco estações de tratamento de água da Singapura.

Este é um dos maiores emissores ‘per capita’ de gases de efeito estufa na Ásia. Além disso, a pequena área de terreno disponível representa um enorme desafio para o desenvolvimento de projetos de energias renováveis.

Esse é o motivo para instalar usinas elétricas em alto mar ou reservatórios. Esta usina solar flutuante pode gerar até 60 megawatts de eletricidade e reduzirá a emissão de dióxido de carbono equivalente a 7 mil automóveis circulando na estrada, de acordo com a Sembcorp Industries e a Agência de Gestão da Águas da Singapura, PUB, sócios neste projeto.

Leia mais:

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

» Família Real Britânica prevê aumentar sua frota com novo megaiate. Saiba mais

» Birmingham, no Reino Unido, será palco para novo salão náutico em 2022

Singapura também desenvolveu “fazendas solares” no Estreito de Johor, que o separam da península da Malásia e outras em terra. A cidade-Estado, ameaçada pelo aumento do nível da água dos mares por causa da mudança climática, está ciente da urgência de reduzir as emissões de CO2, mas observadores qualificados consideram seus esforços um pouco tímidos até agora.

O governo da Singapura anunciou em fevereiro um “Plano Verde”, que prevê a plantação de árvores, a redução do volume de resíduos enviados aos aterros e o aumento do número de postos de recarga para carros elétricos.

Também planeja quadruplicar a produção de energia solar, até alcançar 2% do consumo em 2025 e 3% em 2030, o que equivale às necessidades de 350 mil casas por ano.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NX Boats e Suassuna Fernandes conectam os universos náutico e imobiliário através da Pininfarina

    Colaboração estratégica reúne engenharia, design, condições comerciais exclusivas e experiências para clientes das duas marcas, e inclui uma edição especial da NX 44 Fly nas cores do Suassuna Design by Pininfarina

    Real 45 Luxury surpreende nas vendas e já tem encomendas até setembro de 2027

    Lançada no São Paulo Boat Show 2026, lancha da Real Powerboats registra alta procura e tem toda a produção vendida até o próximo ano

    Conheça o Riva 54Metri, maior embarcação já feita pelo estaleiro

    Riva 54Metri foi a atração principal do Monaco Yacht Show 2026, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de setembro

    Ferrari revela como será a base do Hypersail no estaleiro da Azimut, na Itália

    Espaço em Livorno concentrará os trabalhos em terra e os testes na água do Hypersail, primeiro barco da Ferrari

    ‘É um sonho’: empresária ganha primeira lancha em sorteio do São Paulo Boat Show 2026

    Conheça a ganhadora da Focker 188 Joy equipada com motor Yamaha de 90 hp