Regatas encerram calendário de vela oceânica de 2019

Por: Redação -
12/12/2019

O próximo fim de semana será o último da vela oceânica no Brasil, com importantes eventos no Rio de Janeiro e Porto Alegre, contando com presença de medalhistas olímpicos.

No sábado, dia 14, o Rio Yacht Sailing, em Niterói (RJ), sedia a 24ª edição da Preben Schmidt, regata que homenageia o precursor da Família Grael, a maior vencedora da Vela brasileira em Olimpíadas, avô de Lars e Torben Grael.

A expectativa é de mais de 100 veleiros nas classes ORC, IRC, BRA-RGS, Clássicos, Bico de Proa e Monotipos Clássicos de Madeira com destaques para a presença do Aileen, barco de Preben, com mais de 100 anos de história e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912.

Entre os medalhistas olímpicos estarão Torben Grael, com duas Medalhas de Ouro, Martine Grael, Ouro nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, além de Lars Grael, membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e duas vezes Bronze em Olimpíadas, estará no Marga, barco construído na Finlândia em 1933.

A largada está prevista para às 11h e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

No domingo, dia 15, será realizada a 25ª edição da Regata Neptunus, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, com pontos na Copa Brasil da ABVO que define o melhor barco do ano e os melhores em cada categoria.

A Regata homenageia Sergio Mirsky, outro nome histórico da Vela nacional que velejou em várias edições do barco Neptunus durante 60 anos por várias regatas nacionais e internacionais sendo um dos precursores do crescimento da vela nacional na década de 70 e 80.

Filho de Sérgio, André Mirsky é um dos organizadores da competição junto com o ICRJ e tem três vice-campeonatos Mundiais de Vela de Oceano, títulos do campeonato italiano, mar Egeu e participação no Brasil I em 2005 na Volvo Ocean Race.

A expectativa é de mais de 30 barcos na raia com largada a partir das 12h nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e Bico de Proa. A partir das 17h será realizada a festa de encerramento no Salão Nobre do Iate Clube do Rio de Janeiro.

O evento terá presenças do barco Duma com presença do medalhista de Bronze olímpico, Kiko Pelicano, comandado por Haakon Lorentzen, membro da família Real da Noruega, e presença do Medalhista de Ouro nos Jogos de Moscou em 1980, Eduardo Penido, que competirá´no Tahiti Nui ou no Sorsa. As inscrições podem ser feitas neste link.

O domingo também será de disputa em Porto Alegre, com a Regata de Aniversário do Veleiros do Sul. Acontecerão disputas das classes IRC e BRA-RGS também com pontuação para o ranking da Copa Brasil ABVO. O Veleiros do Sul celebra o 85º aniversário com festividades desde sexta-feira e, no domingo, serão realizadas as regatas Oceano Almirante Tamandaré e Veleiraço Marinha do Brasil. A partir das 17h30, ocorre a premiação acompanhada de música de Luciano Lemanski.

“Temos a expectativa de 50 barcos na raia entre IRC, BRA RGS e bico de proa. É uma regata festiva, entre aspas pois haverá uma grande disputa no Guaíba, Teremos como novidade o percurso  que irá  até o Centro  de Porto Alegre e o prêmio Amazônia Azul ao campeão da IRC oferecido pela Marinha do Brasil. A vela oceânica gaúcha vem se fortalecendo  principalmente  nesse ultimo ano tivemos mutirão, adesão forte na IRC e teremos para 2020 mais dois ou três barcos correndo a Semana de Vela de Ilhabela, Circuito de Sannta Catarina e representante em Punta del Este”, disse Kadu Bergenthal, vice-comodoro esportivo do Veleiros do Sul. As inscrições podem ser feitas aqui.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Intermarine 25M é apresentada ao público pela primeira vez no São Paulo Boat Show

    Iate de 25 metros traduz proposta do estaleiro de criar projetos sob medida para o uso brasileiro; marca também apresenta a 640 HDF e anuncia Casa Intermarine

    Azimut apresenta flybridge de iate de 30 metros e inova com museu imersivo no São Paulo Boat Show

    Marca italiana escolheu o salão para adiantar detalhes do Azimut Grande 30M, iate em fabricação em Itajaí (SC) com previsão de lançamento em 2028

    Com proposta esportiva, Fibrafort lança Focker 288 GTS e expande linha Explore

    O São Paulo Boat Show 2026 teve início nesta quinta-feira (24) e já apresentou novidades ao público. Um dos destaques do primeiro dia foi o lançamento da lancha Focker 288 GTS, novo barco da Fibrafort e segundo modelo da linha Explorer da fabricante.

    A embarcação tem 8,62 m de comprimento, boca máxima de 2,84 m e pé-direito da cabine de 1,52 m. Sem o motor, pesa 2.700 kg e conta com tanque de combustível com capacidade para 380 litros e reservatório de água doce de 50 litros, além de capacidade para até 13 pessoas.

    Motorização

    A Focker 288 GTS pode receber diferentes configurações de motorização. Nas versões centro-rabeta, as opções vão de 300 hp a 350 hp. Já com motores de popa, o modelo pode ser equipado com um motor de 300 hp ou 350 hp, ou dois motores de 200 hp.   Em desempenho, a embarcação registra velocidade de cruzeiro de 29 mph, com consumo médio de 55 litros por hora, e pode atingir velocidade máxima de 37 mph.

    Principais características da Focker 288 GTS

    Segundo Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort, três características se destacam no novo modelo: a robustez dos estofamentos, a plataforma de popa, apontada pela fabricante como a maior da categoria, e a estrutura do T-top, que contribui para o espaço e o pé-direito a bordo.   O executivo também destacou o espaço gourmet, desenvolvido para ampliar as possibilidades de convivência. “É um item muito solicitado pelos nossos clientes, para que essa área não seja apenas um espaço gourmet, mas também tenha um banco onde as pessoas possam conviver”, explicou.
    [caption id="attachment_209858" align="alignnone" width="920"] Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort, no São Paulo Boat Show 2026. Foto: Focker 288 GTS, lançamento da Fibrafort no São Paulo Boat Show 2026. Foto: Alexandre Battibugli / Revista Náutica[/caption]

    Linha Explorer da Fibrafort

    A Focker 288 GTS é o segundo modelo da linha Explorer da Fibrafort, que também conta com a Focker 355 GTS. Apesar de pertencerem à mesma família, as embarcações apresentam propostas diferentes.
    A 288 é para um convívio mais de exploração, de day use, com pequenos trajetos e mais esportes náuticos, como mergulho. Já a 355 é para uma exploração em uma ilha com amigos e familiares, um churrasco a bordo ou uma outra gastronomia, com uma pegada também para o pernoite - explicou Fontana
    De acordo com o diretor, enquanto a 288 GTS aposta em uma proposta mais esportiva e voltada ao uso durante o dia, a 355 GTS oferece cabine maior e banheiro individual, características que ampliam as possibilidades de permanência a bordo e permitem, por exemplo, passar um fim de semana na embarcação.

    São Paulo Boat Show 2026

    O maior salão náutico da América Latina leva seus visitantes para uma verdadeira imersão no universo das águas. Mais de 170 embarcações, passando por botes, lanchas e jets, tomam conta do pavilhão do São Paulo Expo e podem ser vistas de perto. [caption id="attachment_207151" align="alignnone" width="920"] Foto: Victor Santos / Revista Náutica[/caption] O público ainda encontra uma ampla variedade de equipamentos, motores, acessórios e serviços náuticos das principais marcas do mercado. Veículos off-road, projetos inovadores e atrações para toda família, como o NÁUTICA Talks, complementam o evento, que traz ainda o Espaço dos Desejos, área de luxo que expõe carros esportivos, helicópteros, relógios de alto padrão e até obras de arte. [the_ad_placement id="post-middle-desktop-970-250"] [the_ad_placement id="post-vertical-mobile-328-400"]

    Anote aí!

    SÃO PAULO BOAT SHOW 2026 Quando: de 24 a 29 de setembro de 2026 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP) Horário: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último dia, encerramento às 21h Mais informações: no site do evento Ingressos: site oficial de vendas  

    "Um barco para o mundo": NX 62 Design by Pininfarina é lançada no São Paulo Boat Show 2026

    Novidade torna-se a maior embarcação da história do estaleiro pernambucano, que apresentou a lancha em coquetel especial; evento segue até dia 29

    Lanchas de luxo de 60 e 66 pés e frota renovada são destaques da Schaefer Yachts no São Paulo Boat Show

    Com altas expectativas de negócios, estaleiro catarinense celebra 33 anos sem atrasos nas entregas e reforça liderança com frota moderna