O estaleiro croata Brodosplit anunciou que vai começar a construir duas embarcações, que têm um valor combinado superior a € 200 000 000. Foi confirmado que uma das embarcações será de expedição, com 110 metros de comprimento, capaz de navegar em climas árticos. Dino Donjerković, diretor de vendas da Brodosplit, compartilhou a notícia com um meio de comunicação croata no início deste mês, acrescentando que ela poderá acomodar até 152 passageiros ao lado de 111 tripulantes.
O segundo modelo a ser construído no estaleiro será um veleiro de aproximadamente 125 metros para propriedade privada e projetado para acomodar 12 convidados ao lado de uma tripulação de 50 pessoas. Esta será a maior embarcação já construída no estaleiro croata e o terceiro maior veleiro do mundo.
Atualmente, o Sailing Yacht A, da Nobiskrug, é o maior do mundo, com um comprimento de 142,81 metros. Seguido pelo novo Oceanco Y721, de 127 metros, programado para entrega ainda este ano. Brodosplit substituirá, então, o carismático e emblemático Oceanco Black Pearl, de 106,7 metros.
Brodosplit lançou três superiates até o momento: o iate a motor de 60 metros Caspian Star, lançado em 2012. Três anos depois, Katina, outro iate a motor de 60 metros foi lançado de suas instalações e, em 2017, o veleiro de 46 metros Aiaxaia.
Embora este seja o maior modelo a ser construído e lançado a partir das instalações, Brodosplit é bem versado em construções desse tamanho. Não só constrói navios para uso militar e comercial, mas também vários navios de cruzeiro foram construídos no estaleiro. Somente no ano passado, completou o Ultramarine, de 128 metros, que pode acomodar até 199 convidados, dois helicópteros e muitas comodidades. Ele foi vendido para a Quark Expeditions por cerca de € 100 000 000.
A Broadship também afirma ter construído o maior veleiro com velas cruzadas até hoje: Golden Horizon. Ele chega com 162 metros de comprimento e 18,5 metros de boca, e tem cinco mastros com 36 velas cruzadas. O mastro maior tem 63 metros de altura e pesa 24 toneladas. Ele pode acomodar até 272 passageiros e diz-se que tem uma velocidade de cruzeiro de 10 nós.
A Brodosplit também está atualmente trabalhando com a empresa norte-americana Storylines, para construir um superiate residencial para um projeto da Tillberg Design da Suécia. Narrative, como foi batizado, terá 226 metros de comprimento e abrigará uma coleção de apartamentos residenciais. Ele tem um layout com de 17 decks, três piscinas e mais de 20 bares e opções gastronômicas.
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica.com.br você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade