Veleiro de cruzeiro RF 387 tem cabine para 9 pessoas e é fácil de velejar
Modelos do estaleiro de Raimundo Nascimento estiveram no São Paulo Boat Show 2023
Festejado como velejador de cruzeiro, Raimundo Nonato Nascimento, de 74 anos, que entre 2011 e 2012 deu uma volta ao mundo em solitário a bordo de um veleiro de 39 pés, também é um construtor de mão cheia. Prova disso é o RF 387, veleiro de cruzeiro rápido que seu estaleiro, o RF Yachts, de Sorocaba, lançou no São Paulo Boat Show 2023.
Vencedor do sorteio de lancha da Fibrafort é revelado no São Paulo Boat Show 2023
Assista aos principais destaques do último dia de São Paulo Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O modelo estava ao lado de uma nova versão (esta, de cruzeiro, com duas rodas de leme, motor de 20 hp e maior capacidade de água) do Felci 315, que na versão race, com o nome +Bravíssimo no casco, ganhou a regata Buenos Aires-Punta del Este, comandado pelo capixaba Luciano Secchin.
“Eu não faço barcos em série. Meus veleiros têm uma característica artesanal, embora sejam construídos pelo sistema de infusão, tanto casco como convés, com resina de poliéster, processo de fabricação de ponta. Esse é o nosso diferencial”, conta Raimundo.
“Entre os engenheiros que me dão assessoria no projeto de infusão está o Gabriel Aires, que trabalha na Espanha em uma das empresas mais respeitáveis do setor”, acrescenta.
O RF 387 chama atenção logo de cara pelo autor do projeto: o italiano Umberto Felci, que na Europa responde pelo design de barcos da Dufour Yachts.
O interior, confortável e bem iluminado por meio de seis vigias laterais e quatro gaiutas no convés, tem acabamento caprichado (com aplicação da bonita madeira tauari) e acomoda nove pessoas em pernoite (contando-se a mesa que se converte em cama no salão).
Para isso, tem dois camarotes idênticos na popa, servidos por um banheiro, e uma suíte na proa, arranjo comum nos veleiros deste porte. Ar-condicionado e gerador são itens de série.
“O RF 387 foi projetado para ser conduzido com facilidade por um casal, em grandes travessias, ou até por um marinheiro solitário”, garante Raimundo. Tem uma buja cambante (ou autocambante), duas rodas de leme dinamarquesas na popa e oferece duas opções de calado: 1,90m ou 1,70m.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Com volume de um barco maior e sofisticado, modelo encanta pela agilidade e performance sobre as águas
Isolado de seu grupo, especialistas acreditam que animal está exercendo em humanos comportamentos que teria com outros da espécie
Representante do estaleiro cearense Inace Superyachts exibirá ao público quatro modelos em maquetes
Ação com ofertas e entrada facilitada acontece exclusivamente no próximo dia 19 e é válida para quatro modelos de barcos
Novidade faz parte da linha Flyer e chega na versão com hard top; cinco modelos estarão em exposição de 19 a 24 de setembro