Veleiro de cruzeiro RF 387 tem cabine para 9 pessoas e é fácil de velejar

Modelos do estaleiro de Raimundo Nascimento estiveram no São Paulo Boat Show 2023

27/09/2023

Festejado como velejador de cruzeiro, Raimundo Nonato Nascimento, de 74 anos, que entre 2011 e 2012 deu uma volta ao mundo em solitário a bordo de um veleiro de 39 pés, também é um construtor de mão cheia. Prova disso é o RF 387, veleiro de cruzeiro rápido que seu estaleiro, o RF Yachts, de Sorocaba, lançou no São Paulo Boat Show 2023.

 

RF 387
RF 387
RF 387

O modelo estava ao lado de uma nova versão (esta, de cruzeiro, com duas rodas de leme, motor de 20 hp e maior capacidade de água) do Felci 315, que na versão race, com o nome +Bravíssimo no casco, ganhou a regata Buenos Aires-Punta del Este, comandado pelo capixaba Luciano Secchin.

RF 315
RF 315
RF 315

“Eu não faço barcos em série. Meus veleiros têm uma característica artesanal, embora sejam construídos pelo sistema de infusão, tanto casco como convés, com resina de poliéster, processo de fabricação de ponta. Esse é o nosso diferencial”, conta Raimundo.

 

“Entre os engenheiros que me dão assessoria no projeto de infusão está o Gabriel Aires, que trabalha na Espanha em uma das empresas mais respeitáveis do setor”, acrescenta.

 

O RF 387 chama atenção logo de cara pelo autor do projeto: o italiano Umberto Felci, que na Europa responde pelo design de barcos da Dufour Yachts.

RF 387
RF 387

O interior, confortável e bem iluminado por meio de seis vigias laterais e quatro gaiutas no convés, tem acabamento caprichado (com aplicação da bonita madeira tauari) e acomoda nove pessoas em pernoite (contando-se a mesa que se converte em cama no salão).

 

Para isso, tem dois camarotes idênticos na popa, servidos por um banheiro, e uma suíte na proa, arranjo comum nos veleiros deste porte. Ar-condicionado e gerador são itens de série.

 

“O RF 387 foi projetado para ser conduzido com facilidade por um casal, em grandes travessias, ou até por um marinheiro solitário”, garante Raimundo. Tem uma buja cambante (ou autocambante), duas rodas de leme dinamarquesas na popa e oferece duas opções de calado: 1,90m ou 1,70m.

RF 315
RF 315

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Morre Jaime Alves, da Flexboat, o homem que fez o Brasil navegar em infláveis tão confiáveis quanto ele próprio

    Fundador da Flexboat, Jaime Alves fez dos barcos infláveis um símbolo da náutica brasileira. O empresário morreu aos 72 anos

    Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa "muita desafiadora" do JAQ H1

    "Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez