Veleiro de cruzeiro RF 387 tem cabine para 9 pessoas e é fácil de velejar

Modelos do estaleiro de Raimundo Nascimento estiveram no São Paulo Boat Show 2023

27/09/2023

Festejado como velejador de cruzeiro, Raimundo Nonato Nascimento, de 74 anos, que entre 2011 e 2012 deu uma volta ao mundo em solitário a bordo de um veleiro de 39 pés, também é um construtor de mão cheia. Prova disso é o RF 387, veleiro de cruzeiro rápido que seu estaleiro, o RF Yachts, de Sorocaba, lançou no São Paulo Boat Show 2023.

 

RF 387
RF 387
RF 387

O modelo estava ao lado de uma nova versão (esta, de cruzeiro, com duas rodas de leme, motor de 20 hp e maior capacidade de água) do Felci 315, que na versão race, com o nome +Bravíssimo no casco, ganhou a regata Buenos Aires-Punta del Este, comandado pelo capixaba Luciano Secchin.

RF 315
RF 315
RF 315

“Eu não faço barcos em série. Meus veleiros têm uma característica artesanal, embora sejam construídos pelo sistema de infusão, tanto casco como convés, com resina de poliéster, processo de fabricação de ponta. Esse é o nosso diferencial”, conta Raimundo.

 

“Entre os engenheiros que me dão assessoria no projeto de infusão está o Gabriel Aires, que trabalha na Espanha em uma das empresas mais respeitáveis do setor”, acrescenta.

 

O RF 387 chama atenção logo de cara pelo autor do projeto: o italiano Umberto Felci, que na Europa responde pelo design de barcos da Dufour Yachts.

RF 387
RF 387

O interior, confortável e bem iluminado por meio de seis vigias laterais e quatro gaiutas no convés, tem acabamento caprichado (com aplicação da bonita madeira tauari) e acomoda nove pessoas em pernoite (contando-se a mesa que se converte em cama no salão).

 

Para isso, tem dois camarotes idênticos na popa, servidos por um banheiro, e uma suíte na proa, arranjo comum nos veleiros deste porte. Ar-condicionado e gerador são itens de série.

 

“O RF 387 foi projetado para ser conduzido com facilidade por um casal, em grandes travessias, ou até por um marinheiro solitário”, garante Raimundo. Tem uma buja cambante (ou autocambante), duas rodas de leme dinamarquesas na popa e oferece duas opções de calado: 1,90m ou 1,70m.

RF 315
RF 315

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Vila flutuante nas Maldivas promete ser o mais novo "point" dos milionários

    Projeto da rede de hotéis de luxo Soneva traz uma série de comodidades luxuosas com diárias a partir de R$ 25,6 mil

    São Paulo inaugura estruturas náuticas de uso público para alavancar turismo

    Municípios de Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia deram início à primeira fase do Programa de Turismo Náutico

    Nada de bingo! Aos 81 anos, velejadora aposentada bate recordes navegando sozinha

    Mesmo aposentada, Jeanne Socrates já realizou voltas ao mundo num veleiro, e totalmente solitária

    Solara Boat House fará sua estreia nas águas durante o Rio Boat Show 2024

    Estaleiro terá ainda 3 lançamentos e outros 6 barcos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Festa no mar: Tailândia tem mega balada flutuante em catamarã

    Com dois andares e capacidade para 500 pessoas, beach club leva agito a cenário paradisíaco