Vendée Globe, regata de volta ao mundo em solitário, começa domingo


A tradicional Vendée Globe, regata de volta ao mundo em solitário, começa neste domingo, dia 6. Os velejadores a bordo dos IMOCA 60 partem da cidade francesa de Les Sables d’Olonne, que fica no Atlântico Norte, para a aventura que deve durar meses.
Todos os barcos da classe IMOCA, categoria que desfilou em Itajaí (SC) durante a Transat Jacques Vabre 2013, terão quilhas e mastros idênticos, materiais projetados para durar mais em relação aos que correram última edição vencida pelo francês Francois Gabart, que completou a volta ao mundo em 78 dias, 2 horas e 16 minutos a bordo do Macif.
Neste ano, 29 skippers, de 10 diferentes países, participam da regata. Os franceses são maioria, 20 no total. Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Japão, com um representante cada, são os países que estreiam na competição. Há, ainda, velejadores da Hungria, Espanha, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos. É a primeira vez que a regata verá tantas bandeiras de países diferentes. Esta edição também vai receber o skipper mais jovem a participar da regata (Alan Roura, da Suíça, de 23 anos) e o mais velho (Rich Wilson, dos EUA, de 66 anos).
O britânico Alex Thomson é o único skipper estrangeiro que tem grandes chances de vitória nesta edição. É a quarta vez que ele participa da competição e quer ser o primeiro skipper não francês a vencer a volta ao mundo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque