13 cuidados importantes para ter ao sair de barco com crianças

Por: Redação -
17/05/2017
Foto: Fotolia

Passear com a família exige muitos cuidados também com os pequenos. Mas, calma: existem saídas práticas e simples também para a questão das crianças nos passeios. Como estes truques:

  • Tenha certeza de que o tempo e o mar estarão bons durante todo o passeio. Se for o caso, mude de rumo. Com mar de marinheiro e céu de brigadeiro, não sobra espaço para mau tempo a bordo.
  • Programe passeios curtos e com paradas freqüentes em locais onde as crianças possam desembarcar ou mergulhar. Criança — sabe como é… — quer sempre chegar logo, seja aonde for.
  • Tenha a bordo máscaras de mergulho ou bóias, para elas brincarem na água. Remar no bote de apoio também faz o maior sucesso. Mas impeça o uso do motor de popa, porque é bem perigoso e proibido. Crianças adoram programas radicais, mas não têm nenhuma noção dos riscos.
  • Delegue pequenas tarefas para os pequenos, como ajudar a amarrar o barco, controlar os dados da sonda, do radar ou do GPS. Eles se sentirão valorizados e integrados à vida a bordo.
  • Explique claramente as atividades permitidas a bordo e os riscos por trás das proibidas. Seja gentil, mas firme, como um bom comandante. Criança respeita autoridade.
  • Evite comidas de difícil digestão, como carnes, camarões, molhos e maioneses, antes ou durante o passeio, para evitar mal-estar nos pequenos ao longo
    da jornada a bordo.
  • Dê remédio contra enjôo para quem tem tendência a marear — crianças têm — uma hora antes de embarcar.
  • Tenha sempre uma muda de roupa extra e seca para cada criança. Depois das brincadeiras, elas sempre sentem frio.
  • Tenha casacos a bordo, para protegê-las da chuva e do vento, principalmente no caminho de volta, quando elas já estão cansadas, e mesmo no verão.
  • Não esqueça de levar chapéu e repelente contra insetos para usar nas praias mais isoladas. Já protetor solar (e com fator de proteção bem alto) é lei! E deve ser passado após cada mergulho, não importa quantos sejam.
  • As crianças invariavelmente querem dormir depois de brincar. Portanto, tenha alguma coberta ou toalhas extras, para preparar um cantinho aconchegante para uma soneca.
  • Considere seriamente a possibilidade de mandar instalar uma capota, ou toldo, para
    proteger o cockpit do sol. Até os adultos agradecerão.
  • Deixe sempre um adulto de plantão para cuidar dos pequenos. Você sabe: crianças são impulsivas e costumam ter cada idéia…

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vice-Almirante Linhares assume o 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil

    Transmissão de cargo ocorreu nesta segunda-feira (15), na sede do distrito, na Zona Sul de São Paulo

    Azimut Yachts Brasil apresenta nova diretoria com visita de representantes do Grupo Náutica

    Com novos nomes, estaleiro recebeu Ernani Paciornik e Thalita Vicentini na fábrica de Itajaí nesta segunda-feira (15)

    Enorme rachadura na África pode formar um novo oceano; entenda

    Estudo alerta que o movimento das placas tectônicas está "abrindo" a região de Afar, na Etiópia

    Empresário adota estilo de vida náutico como estratégia para aproximar a família

    Toni Witt transformou o mar em cultura familiar para manter os filhos por perto. A jornada culminou em upgrades sucessivos, até a aquisição de uma Ventura V250 para lazer e wakesurf. Entenda!

    Como funciona a multipropriedade náutica? Confira as dúvidas mais comuns sobre o conceito

    Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas