1ª Regata JL Marina Bracuhy reuniu mais de 300 participantes e 70 veleiros em Angra

Por: Redação -
28/03/2017

Angra dos Reis foi palco para a 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que reuniu mais de 300 participantes e 70 veleiros na água, no último sábado, 25. A competição estreou já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica e superou as expectativas dos organizadores. Além dos barcos da região, houve participantes de outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (Santos, Ubatuba e Ilhabela).

O percurso na baía da Ribeira, com três bóias de passagem para a maior parte das classes convidadas, teve início às 12h com ventos predominantes de SE de 10 nós. Depois o vento firmou nos 17 nós, com rajadas de até 20 nós em alguns pontos da baia.

A largada do primeiro grupo, com as classes mais competitivas, RGS e APS, foi com uma disputa ferrenha entre o ASBAR, um ILC30 do comandante Francisco Fragoso, e o Delta 36 Super Pimpo, do comandante Hamilton. Mas no fim deu Kybyxu, um Fast 365 do comandante Samuca, que apesar de largar um pouco atrasado se recuperou e conquistou o primeiro lugar na APS 3. As classes APS e RGS fizeram um percurso de 12 milhas, montando a ilha do Brandão, onde o vento “encanou” e deu trabalho as tripulações que já estavam com suas velas balão içadas para a perna de popa.

O destaque do grupo dois foram os 5 veleiros clássicos que desfilaram pela raia de 8 milhas, com destaque para o Aventura, um Sparkman & Stephens modelo Finisterre 38 dos anos 50, do Rio Grande do Sul, e o Cangrejo, um German Fres de 40 pés dos anos 40. O grupo dois foi o mais numeroso, com quase 30 barcos, em uma regata com disputas acirradas na boia e no contravento.

No terceiro grupo estavam os cinco catamarãs participantes, difícil dizer qual era mais bonito e imponente. O percurso de 6 milhas era sem fator de correção de tempo, isto é, o primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor. Destaque da terceira largada foi para os veleiros de cruzeiro, pesadões e preparados para viver a bordo ou para grandes travessias, como o Guga Buy, um Bruce Farr 40, que veio de Santa Catarina com os Zanellas, pai e filho.

O fim de semana de 24 a 26 de março, movimentou todo o entorno do complexo náutico do Bracuhy. Não foi somente uma competição esportiva de veleiros de oceano, mas também uma série de eventos paralelos que envolveram a comunidade e o comércio local, além da grande festa de premiação. Feirinha de artesanato, brechó náutico e exposição dos apoiadores fizeram parte da programação, além, é claro, dos happy hours e da festa com jantar, sorteios de brindes, apresentação de dança e muita animação sob o som do DJ Douglas, do veleiro Black Pearl. No domingo, a festa continuou com o tradicional e animado churrasco comunitário Churrascuhy.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    SailGP: time brasileiro alcança melhor resultado da temporada em Sydney; próxima etapa é no Rio

    Disputada no último fim de semana, etapa australiana terminou com o Mubadala na 7ª colocação. Circuito no Brasil ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril

    Azimut Grande 25 Metri fará sua estreia em águas cariocas no Rio Boat Show 2026

    Estaleiro levará dupla imponente para marcar presença na Marina da Glória. Evento acontece de 11 a 19 de abril

    Após filme com DiCaprio, praia paradisíaca na Tailândia passa por fechamentos constantes; entenda

    Maya Bay, na ilha de Phi Phi Leh, viralizou ainda nos anos 2000 ao ser o cenário para o filme A Praia, com Leonardo DiCaprio

    Antonie Albeau: conheça o windsurfista que quase atingiu 100 km/h e guarda recordes mundiais

    Francês entrou para o livro de recordes mundiais em 2008 e já superou o próprio limite três vezes. Conheça o atleta!

    St. Barts: o "clube dos bilionários" onde os megaiates dominam o metro quadrado mais caro do Caribe

    Ilha que pertence à França é sinônimo de luxo, privacidade e cultura náutica; local recebeu diversas estrelas e mais de 226 iates no Réveillon