28 de julho

Por: Redação -
28/07/2014

28 de julho é o dia do aniversário de criação do Comando da Marinha do Brasil. A data remonta ao alvará promulgado no ano de 1736, pelo Rei D. João V de Portugal, que criou as Secretarias de Estado dos Negócios Interiores do Reino, da Marinha e Domínios Ultramarinos e dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.

Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Secretaria foi oficialmente estabelecida no Rio de Janeiro. Em 1891, com o advento da República, foram estabelecidos seis ministérios, dentre eles o da Marinha. Em 1999, após a criação do Ministério da Defesa, a designação de Ministério da Marinha foi alterada para Comando da Marinha.

Em sua Ordem do Dia, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, saudou os militares de ontem e de hoje: “Na oportunidade em que se recordam alguns fatos históricos que determinaram o surgimento deste Comando, com suas complexas e multifacetadas atribuições, cabe-nos homenagear aqueles que nos antecederam e deixaram um inestimável legado de dedicação, correção e competência. Reafirmando a convicção de que o futuro será auspicioso, expresso o meu reconhecimento a todos os militares e servidores civis, homens e mulheres, da ativa e da reserva, pelo empenho, comprometimento e significativa contribuição para a consolidação da Marinha como uma Força aprestada, honrada e respeitada”.

Foto: Marinha do Brasil

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Schaefer Yachts fecha parceria com Grupo N1 para projeto arquitetônico de luxo em Itapema

    Ao lado da construtora, estaleiro participará de empreendimento que promete se tornar um marco na paisagem urbana de Santa Catarina

    Conheça como será o novo megaiate de 262 pés do estaleiro italiano ISA Yachts

    Embarcação vai compor a linha Gran Turismo da marca e deve chegar aos mares em 2027

    Quase o dobro do Burj Khalifa! Gigante montanha submarina é encontrada na Guatemala

    Com 1.600 metros de altura, o monte submarino mede mais que o dobro do edifício mais alto do mundo

    Vaga dos sonhos? Bilionário busca casal para cuidar de ilha no Caribe por R$ 993 mil ao ano

    Ideia do empresário é que os novos funcionários ajudem a transformar a ilha em um destino de luxo

    Até 2050, 10 cidades podem ser “engolidas” pelo mar e duas delas são brasileiras; saiba quais

    Estudo que aponta o risco foi divulgado pela ONU e tem dados do Pnud e do CIL