5º Congresso Internacional NÁUTICA reúne especialistas para discutir entraves e soluções do setor

19/09/2019

Com litoral imenso, a maior bacia de água doce do planeta, sol o ano inteiro e uma pujante indústria náutica, o Brasil tem tudo para se transformar em uma potência do turismo náutico, aquele que vem do mar para a praia, e não da terra para o mar, e que faz parte de algo maior, que é a economia do mar. Contudo, esse setor ainda não gera os que recursos que poderia gerar, por conta de alguns entraves ao seu desenvolvimento. Para reverter esse quadro, e discutir os caminhos a seguir, especialistas de diversos segmentos náuticos, de órgãos públicos (23 prefeitos e mais de 80 secretários de turismo e meio ambiente) e privados, participam do 5º Congresso Internacional Náutica, com palestras sobre infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento do turismo em água salgada e potencial de águas interiores, entre outros temas, tudo isso focado no turismo náutico. Os debates se estendem por dois dias (18 e 19 de setembro), antecedendo a abertura do São Paulo Boat Show 2019, e contam com o patrocínio da Metalu Brasil, referência no país em píeres e passarelas.

Na abertura, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, lembrou que este é o setor que mais rapidamente pode gerar empregos, porque não depende da implantação de indústrias. O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, em compromisso de estado em Gotemburgo, na Suécia, enviou ressaltou a necessidade de desfazer as amarras que paralisam o crescimento econômico. Por sua vez, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, disse que já passou da hora de os barcos serem vistos como produto para rico.
Antes do início da seção de palestras, Ernani fez questão também de apresentar exemplos de iniciativas bem-sucedidas no setor. Exemplos, aliás, não faltam. Como testemunhou o prefeito de Cananéia, Gabriel Rosa, que fechou uma pareceria envolvendo três estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) para desenvolver o turismo náutico e gerar renda.

O São Paulo Boat Show 2019 acontece de 19 a 24 de setembro no São Paulo Expo, reunindo os mais recentes lançamentos e destaques do setor em um só lugar. Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero.

No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público