Britânica se torna 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul

Zara Lachlan passou 97 dias no mar; aos 21 anos, ela ainda pode ser a pessoa mais jovem a concluir o trajeto dessa maneira

Por: Vand Vieira -
13/02/2025
Zara Lachlan ao mar
Zara Lachlan passou 97 dias no mar. Foto: Instagram @atlantic_solo_zara / Reprodução

Cerca de 3.600 milhas náuticas (o equivalente a mais de 6.500 quilômetros) separavam Zara Lachlan de um objetivo: remar sozinha da Europa à América do Sul. E foram 97 dias no mar até que ela, que partiu de Lagos, no Algarve português, em 27 de outubro do ano passado, chegasse à Guiana Francesa.

No barco, além da ambição de cruzar o Oceano Atlântico, a estudante levou 800 quilos de suplementos, o suficiente para seguir uma dieta de aproximadamente 5.500 calorias por dia. “A princípio, o pior para mim era mergulhar e fazer a limpeza do casco. Não sou uma ótima nadadora”, relembra.

Foto: Instagram @atlantic_solo_zara / Reprodução

Com o passar do tempo, a tarefa até tornou-se prazerosa, mas outros desafios emergiram. Zara teve que lidar, por exemplo, com cortes e fraturas — ela chegou a quebrar um dedo — , um clima tão ruim que foi capaz de virar a embarcação, a presença de tubarões e orcas, alucinações e equipamentos quebrados.


“O momento mais difícil foi passar pelas Ilhas Canárias. Parecia que o vento estava contra mim. Eu remava intensamente por 21 horas todos os dias e só avançava 11 milhas [mais ou menos 17 quilômetros]. Era psicologicamente devastador”, relata.

Eu queria desistir, mas nunca quis parar de verdade. Você não pode simplesmente parar algo porque era difícil– destacou a navegadora em entrevista à BBC

Todo esse esforço valeu a pena. Agora, a britânica pode dizer que é a primeira mulher — e talvez a pessoa mais jovem — a concluir individualmente tal expedição.

 

O mar está para Zara Lachlan

Além de oficializar o feito e ser eternizada em uma edição do Guinness, o icônico Livro dos Recordes, Lara tem duas novas metas: tornar-se uma militar e arrecadar fundos para duas instituições que apoiam esportistas e atletas, principalmente mulheres.

Zara Lachlan passou 97 dias no mar
Foto: Instagram @atlantic_solo_zara / Reprodução

Neste momento, o financiamento coletivo promovido por ela já conta com mais de 150 apoiadores e 7 mil libras (mais de 50 mil reais, na conversão de fevereiro de 2025).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Martine Grael relembra trajetória na vela em novo mini documentário disponível no YouTube

    Velejadora faz uma viagem entre os altos e baixos da carreira, passando por momentos de identificação própria, mudança de planos e até depressão

    Mil viagens movidas pelo sol: barco 100% elétrico solar revoluciona a navegação em Ilha Grande

    Idealizadores da embarcação pioneira em Angra dos Reis (RJ) revelam à Revista Náutica detalhes do processo de transformar barco a diesel em um totalmente movido a energia limpa

    Com o T36, Tank Boats estreia no mercado náutico durante o São Paulo Boat Show 2026

    Novo estaleiro firmou parceria com empresa sueca que testa e valida projetos navais. Primeira embarcação fabricada estará no evento

    Nova NX62 by Pininfarina será lançada no São Paulo Boat Show 2026

    Modelo de 60 pés promete recursos inéditos na categoria, inspirados em embarcações acima de 70 pés. Evento ocorre de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo

    Coral 26 com nova configuração será destaque do estaleiro no São Paulo Boat Show 2026

    Estaleiro apresentará 26 pés com o sistema de controle por joystick Helm Master EX, da Yamaha, e motor de popa com potência de 200 hp; evento vai de 24 a 29 de setembro