Programa Rumo Certo estreia no Canal Náutica com uma travessia de Caraguá à Ilha do Mel

Por: Redação -
29/04/2022

Fora do radar da maioria dos navegadores paulistas — que, na hora da escolha dos destinos náuticos em seu entorno, preferem as águas de Paraty e Angra dos Reis —, a região entre o litoral Sul de São Paulo e o norte do Paraná se destaca como um dos trechos mais bonitos de toda costa brasileira.

Não por acaso, foi a faixa de água escolhida pelo navegador Marcos Granado para a estreia do programa Rumo Certo, que irá ao ar, sob o seu comando, a partir deste domingo, 1º de maio, às 11 horas, no Canal Náutica, no YouTube.

“Quero mostrar que não é tão difícil assim acessar de lancha essa região. Se você se preparar bem, os obstáculos ficam bem menores”, conta Granado, que foi (e voltou) de Caraguatatuba à Ilha do Mel, passando por Cananeia e pelo Canal do Varadouro, bem na divisa do Paraná com São Paulo, a bordo de uma lancha de 37 pés, tendo a companhia do tripulante Juliano e de seu pai, Salvador Granado.

Ative aqui um lembrete para assistir o primeiro episódio do programa Rumo Certo, com Marcos Granado!

Um programa imperdível, tanto pelas dicas de navegação transmitidas pelo experiente marinheiro (que comprou sua primeira lancha quando tinha 20 anos e acumula 28 anos de mar) quanto pelas belezas do lugar.

A paisagem é formada por canais, restinga, mangues, ilhas de natureza quase intocada e uma sequência irretocável de praias. São tantos canais, ilhas, praias belas, enseadas lindas e “paraísos” náuticos que fica até difícil escolher um lugar para jogar âncora, num trecho de cerca de 110 quilômetros que se estende de Cananéia à paranaense Pontal do Sul.

Ative aqui um lembrete para assistir o primeiro episódio do programa Rumo Certo, com Marcos Granado!

O Varadouro é um capítulo à parte. Atravessar de barco esse canal, também conhecido como “Mar de Dentro” ou “Mar Pequeno”, é a melhor maneira de apreciar, bem de perto, a interessante combinação de mar, mangue e Mata Atlântica que predomina na região, já que ele cruza a maior extensão contínua de Mata Atlântica que restou no país.

“Foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, a realização de um sonho”, disse Granado, ao regressar, 10 dias depois. “Mas o melhor mesmo foi poder levar meu pai a bordo desta magnífica experiência. Ele que foi um grande incentivador de eu me jogar ao mar desde pequeno. Pai te amo”, acrescentou.

Ao todo, o trio navegou 550 milhas e gastou 1 500 litros de combustível, com 35 horas de motor. Confira os detalhes no programa Rumo Certo. No ar a partir deste domingo, 1º de maio, às 11 horas. No Canal Náutica, no YouTube.

Quer ficar por dentro das principais novidades do mundo náutico?
Inscreva-se agora no Canal NÁUTICA

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Solara 500 Skydeck ganha espaço lateral e maior abertura na praça de popa

    Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro

    Nova Triton 44 Flyer traz recursos de lanchas maiores; confira 3 destaques para ficar de olho

    Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show

    Com conceito de barco open, nova cabinada da Azov Yachts chega para atender pedido de clientes

    Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça

    Exibida em primeira mão, Azimut Fly 56 reúne elegância e tecnologia pensadas para maior conforto

    Lançamento do estaleiro italiano faz estreia no São Paulo Boat Show 2024, que vai até dia 24 de setembro

    Seguindo tendências mundiais, Fibrafort exibe Focker 262 GTO com tons monocromáticos

    Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212