Bom pra cachorro: competição de caiaque na China tem cães como protagonistas

Complexo pet chinês localizado em Xangai oferece diversas atrações caninas, como navegar em caiaques com seus tutores

26/07/2026
Foto: Fantástico/ TV Globo/ Reprodução

Você sabia que há mais pets do que bebês nas áreas urbanas da China? Por conta disso, os animais de estimação movimentam uma parcela importante da economia chinesa e possuem ambientes próprios, como um parque totalmente voltado ao universo deles. Por lá, os peludos podem comer em restaurantes particulares, se hospedar em spas e até brincar na água.

Inspirado na tradicional paisagem de canais da região chinesa de Jiangnan, que faz parte de Xangai, o parque conta com uma plataforma à beira d’água destinada a atividades recreativas com os animais. Entre elas está a corrida de barcos, que leva cães e seus tutores para as águas do Pet Seasons Pet Theme Park.

Foto: Fantástico/ TV Globo/ Reprodução

Numa espécie de “Olímpiadas de cachorro”, a competição é uma das diversas brincadeiras para pets no local. Na corrida de barcos, os cachorros embarcam em caiaques com seus donos, que tomam posse dos remos, e ajudam a conduzir a embarcação até a linha de chegada.

E não é nada simples. O desafio exige uma sintonia ímpar entre humanos e animais. Em certos momentos, parece até que os cães que comandam a disputa. Os vencedores de cada brincadeira ganham pontos que depois podem ser trocados por brindes, como petiscos e descontos em serviços voltados aos animais.

Foto: Fantástico/ TV Globo/ Reprodução

Além da corrida de barcos para cachorros, o espaço oferece provas de obstáculos, áreas de lazer e outras atividades. O complexo ainda reúne hotel, escola, áreas de recreação e até gastronomia animal (isso é, pratos inspirados na culinária francesa e sobremesas adaptadas ao paladar canino).

Foto: Fantástico/ TV Globo/ Reprodução

Tal estrutura não é em vão e reflete a transformação do mercado pet chinês. Segundo a reportagem do Fantástico, da TV Globo, o setor triplicou nos últimos dez anos e movimenta cerca de R$ 240 bilhões por ano, com demandas que incluem competições esportivas, hospedagem, gastronomia e tratamentos exclusivos.

Foto: Fantástico/ TV Globo/ Reprodução

Para muitos tutores, os cães ocupam um lugar semelhante ao de filhos, principalmente para a população urbana da China.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Morre David King, fundador da Princess Yachts, aos 83 anos

    Pioneiro da indústria europeia de iates a motor, empresário criou a Marine Projects em Plymouth em 1965, origem da atual Princess Yachts

    Tamara Klink volta atrás após pedir que leitores parassem de comprar seu livro: “Errei”

    Navegadora autora do best-seller “Bom dia, inverno” reconheceu que a fala não levou em conta o impacto na cadeia editorial

    Romaria náutica em Abadiânia (GO) reúne mais de 300 embarcações no Lago Corumbá IV; confira

    Procissão fluvial contou com centenas de fiéis nas águas a bordo de lanchas, jets e pontoons

    Veleiros Schaefer conquistam pódios na Semana de Vela de Ilhabela pela BRA RGS

    Projetado por Márcio Schaefer há 40 anos, Schaefer 31 prova que performance e navegabilidade podem resistir ao tempo

    Tal pai, tal filha: lição de Amyr à Tamara Klink sobre navegação

    Neste Dia dos Pais, relembre o principal ensinamento que Amyr Klink transmitiu à filha Tamara e que ajudou a formar uma das maiores navegadoras brasileiras da atualidade