Natal estuda local para instalação de sua primeira marina para turismo náutico

Por: Redação -
08/05/2022
Foto: Shutterstock

Para agregar e ampliar o potencial turístico de Natal, no Rio Grande do Norte, entrou na pauta de discussão a identificação de um local para que a cidade possa receber a sua primeira marina. A secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo coordenou uma reunião para avaliar a documentação e direcionar os estudos para uma área que tenha viabilidade técnica, econômica e ambiental para construção desse equipamento náutico. Participaram da reunião, representantes do Ministério do Turismo (MTUR), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan/RN) e do LabTrans de Santa Catarina/SC, além dos titulares da Semurb e da secretaria de Turismo de Natal.

Para o secretário da Semurb, esse momento é um desdobramento das reuniões que aconteceram  no Ministério do Turismo, que incentiva a exploração do turismo náutico pelas capitais brasileiras. Anteriormente, foi realizada uma visita técnica com representantes do MTUR e da Universidade de Santa Catarina (UFSC), entidade que compõe a equipe técnica do ministério para apontar a melhor área de viabilidade técnica, econômica e ambiental e que poderá elaborar os projetos.

“Visitamos quatro áreas que vai da Via Costeira a Redinha. Vamos analisar os documentos, os estudos de viabilidade e após a elaboração dos projetos, partiremos para uma nova fase que será a de atrair investidores para uma parceria público/privada para instalação da nossa primeira marina”, disse Mesquita.

O secretário de Turismo de Natal (Setur), Fernando Fernandes afirmou que finalmente Natal vai explorar o turismo náutico. Uma atividade que vai trazer uma nova modalidade, além do turismo sol e mar e realizar o sonho dos que fazem turismo na cidade. “Vendemos sempre sol e mar, mas nos temos um potencial muito grande que é a atração de barcos, veleiros, ou seja, de embarcações, que possam usar o ponto estratégico que é Natal, que devido a sua posição geográfica, as correntes marítimas chegam no Brasil por Natal e abrem norte/sul e com isso temos um fluxo muito grande de embarcações na nossa costa”, ressalta ele.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Solara 500 Skydeck ganha espaço lateral e maior abertura na praça de popa

    Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro

    Nova Triton 44 Flyer traz recursos de lanchas maiores; confira 3 destaques para ficar de olho

    Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show

    Com conceito de barco open, nova cabinada da Azov Yachts chega para atender pedido de clientes

    Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça

    Exibida em primeira mão, Azimut Fly 56 reúne elegância e tecnologia pensadas para maior conforto

    Lançamento do estaleiro italiano faz estreia no São Paulo Boat Show 2024, que vai até dia 24 de setembro

    Seguindo tendências mundiais, Fibrafort exibe Focker 262 GTO com tons monocromáticos

    Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212