Sistema aquaviário do Espírito Santo terá barcos com wi-fi, ar-condicionado e rastreamento

Por: Redação -
18/05/2022

A região de Grande Vitória, no Espírito Santo, receberá um novo aquaviário, desta vez com cinco barcos que terão ar-condicionado, wi-fi e sistema de rastreamento. As operações devem começar integralmente em outubro deste ano.

Serão quatro estações, uma em Vila Velha, duas em Vitória e outra em Cariacica. Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), as embarcações sairão a cada 25 minutos, e o trajeto completo terá duração de 1 hora. As linhas partirão de Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória e terminando no ponto de Prainha.

As embarcações terão capacidade para 80 pessoas sentadas e poderão comportar seis bicicletas. Haverá também espaços seguros para cadeirantes, assim como acessos que facilitarão o embarque e desembarque de pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação / Governo do Espírito Santo.

Fábio Damasceno, secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, anunciou que o aquaviário pode entrar em operação antes mesmo da conclusão de todas as estações e embarcações. A decisão veio em decorrência de atrasos nas obras dos terminais da capital devido a um impasse entre a prefeitura e o governo estadual.

“Tendo barco e duas estações, no mínimo, a gente já começa a operar o aquaviário. Está pronto para operar com quatro estações e cinco barcos, mas a gente consegue adaptar o sistema conforme as estações forem ficando prontas”, afirmou Damasceno.

A estação de Cariacica é a que apresenta as obras mais adiantadas, e deverá ser inaugurada antes das demais. “Essa é a primeira estação, a mais completa. Ela já está com a cobertura e toda a infraestrutura pronta. A gente deve começar, em breve, a parte do mar, que são os píeres flutuantes, que vão conectar essa estação”, declarou o secretário.

O terminal de Prainha, em Vila Velha, também está adiantado. Na capital, as obras da estação da rodoviária e do píer da Praça do Papa começaram recentemente.

Píer da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Foto: Divulgação / Governo do Espírito Santo.

O aquaviário contará com um investimento total de aproximadamente R$ 6 milhões. O sistema já funcionou em Vitória por mais de vinte anos, entre 1976 e 1998, mas acabou desativado.

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Criança de 11 anos encontra fóssil de ictiossauro pré-histórico, o maior réptil marinho que já existiu

    Com a companhia do pai e pesquisadores, garota ajudou a desvendar a vida marinha de 200 milhões de anos atrás

    Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pedaço do Brasil mais próximo da África, ganha nova estação de pesquisa

    Construção substituirá a atual e garantirá a continuidade dos interesses nacionais na região rica em biodiversidade e história

    NÁUTICA Talks estreia com sucesso de público no Rio Boat Show 2024

    Mais de mil pessoas passaram pelo ciclo de palestras que ultrapassou a marca de 40 importantes nomes do setor

    Agora submersa, área na costa da Austrália pode ter abrigado até 500 mil pessoas no passado

    Paleocontinente de Sahul pode ter atingido os 390 mil km² e ter sido um local habitável antes de afundar

    Exclusivo e veloz: escuderia alemã entra no ramo náutico e lança barco elétrico que chega aos 85 km/h

    ABT Sportsline fechou parceria com a austríaca Marian para lançar 20 exemplares da lancha; valores chegam aos R$ 2,5 milhões