Barcos da Globe40 fazem desfile no Marrocos antes de largada da volta ao mundo

Por: Redação -
27/06/2022

Os sete barcos que disputam a Globe40 estiveram em Tanger, no Marrocos, preparando-se para a largada da volta ao mundo. As duplas fizeram, na sexta-feira (24), um desfile nas águas do Atlântico para apresentar seus veleiros antes da partida.

O objetivo foi testar as velas e fazer os últimos ajustes para a aventura de 30 mil milhas náuticas com mais de 150 dias de regata. O percurso teve sete milhas náuticas entre boias. Barcos dos EUA, Holanda, Marrocos, Japão, França e Canadá estão na regata. A Globe40 faz sua primeira edição e a regra prevê apenas dois velejadores por veleiro.

As embarcações usadas são os Class40, monotipos de oceano com grande aceitação na Europa, principalmente na França. ”Importante para nós fazer esse desfile para celebrar a grande largada do domingo. Os velejadores já estão sentindo o espírito da regata, que marca história ao trazer uma partida oficial para a África pela primeira vez”, disse Manfred Ramspacher, organizador do evento.

”Será uma regata de alto nível e com paradas especiais em todo mundo. Estamos ansiosos para o início dessa prova de nove meses. A Globe 40 é uma regata de Volta ao Mundo acessível tanto a amadores  quanto a capitães profissionais”. Manfred Ramspacher foi o organizador da Transat Jacques Vabre em 2013 e 2015 quando a regata parou em Santa Catarina saindo de Le Havre.

A Globe40 saiu de Tanger, no Marrocos,  passando por Cabo Verde, Ilhas Maurício, Taiti, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Granadas e finalizando na França, mais precisamente em Lorient. A largada da regata aconteceu no domingo (26), às 15h, horário local em Marrocos, 11h, no horário de Brasília.

A chegada ao Brasil da Globe 40 será em janeiro de 2023 na cidade pernambucana de Recife, mais precisamente no Cabanga Iate Clube. Você pode acessar o mapa do percurso aqui.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca