Barco de 2 mil anos é encontrado no mar da Croácia
Embarcação do século 1 está coberta de areia, por isso boa parte dela está em boas condições


Arqueólogos descobriram, no último sábado (5), um barco com cerca de dois mil anos enterrado a cerca de dois metros de profundidade no mar de Sukošan, na Croácia.
Segundo os especialistas que estavam durante o processo de escavação, o navio possui partes em boas condições, pois a areia protegeu a madeira. Porém, algumas áreas foram danificadas pelo tempo.
Os pesquisadores afirmaram que a embarcação tem cerca de três metros de largura. Do seu comprimento, nove metros já foram vistos até o momento.


Toda essa nova descoberta foi divulgada pelas redes sociais do Centro Internacional de Arqueologia Subaquática de Zadar (ICUA Zadar). A escavação da embarcação aconteceu perto do antigo porto de Barbir.


O porto foi descoberto em 1973 e ele teria sido construído em duas fases: no século 1 — a construção da embarcação é vinculada com este período — e no século 4.
Também foram encontrados outros objetos como vasos de cerâmica, lamparinas a óleo e até moedas de bronze do Império Romano, tudo isso datado da mesma época.
Por ele estar afundado em uma profundidade muito próxima da superfície, cerca de dois metros, o trabalho da equipe (que não era numerosa), durava em torno de duas horas.


Com esta pesquisa, já chegamos na metade do navio. Cada parte descoberta, além de marcada é fotografada – Mladen Pešić
Pešić ainda afirmou que, se todo o trabalho der certo, a embarcação no futuro poderá ser exposta ao público. Para conhecer mais detalhes acerca do navio, algumas das suas peças foram enviadas para análise na França e os resultados irão confirmar onde foi feita sua produção.
Com o intuito de preservar o restante da área onde o barco foi encontrado, todo o entorno está protegido do contato de curiosos.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Lancha exclusiva SR-500 LX S divide espaço no estande com outro lançamento e mais dez embarcações
Nova configuração da lancha de 26 pés chega ao salão com proposta mais esportiva e voltada às águas interiores; evento segue até o dia 29
O São Paulo Boat Show 2026 foi a estreia oficial da Tank Boats. O estaleiro levou para o salão seu primeiro modelo, a T36, uma lancha de 36 pés que combina conforto e desempenho.
É um barco que traz muitas referências internacionais, principalmente no acabamento, que é extremamente fino e difícil de encontrar em embarcações nacionais. Também temos muita tecnologia embarcada, com uma interface própria da Tank Boats - destacou Fábio Bisolatto, fundador da Tank Boats[caption id="attachment_210486" align="alignnone" width="920"]




Barco conta com ‘caixa-preta’
De acordo com Victor Tadano, um dos sócios da Tank Boats, a empresa desenvolveu uma interface própria para centralizar informações que normalmente ficam espalhadas entre diferentes equipamentos e telas da embarcação. A T36 exposta possui sete telas, mas a proposta do sistema é permitir que as informações consideradas essenciais sejam acompanhadas de maneira centralizada. [caption id="attachment_210484" align="alignnone" width="920"]

Temos muita tecnologia e muitas telas no barco, mas não adianta ter sete telas e não conseguir acompanhar todas. Por isso, é importante ter, em pelo menos uma delas, as informações essenciais da embarcação. Não é apenas uma tela: é um sistema que armazena os dados, como uma espécie de caixa-preta que trouxemos para dentro do barco para ajudar no gerenciamento - afirmou Tadano[caption id="attachment_210483" align="alignnone" width="920"]


Manual de instruções
Fábio Bisolatto e Victor Tadano explicaram que o proprietário receberá, junto com a embarcação, um manual de instruções, projeto elétrico e projeto hidráulico, além das especificações e códigos dos componentes utilizados. Segundo eles, os itens empregados durante a fabricação são rastreados para facilitar futuras manutenções e substituições. A empresa também afirma possuir um documento de ensaios de 51 páginas, com os testes realizados durante a fabricação e a entrega da embarcação. [caption id="attachment_210480" align="alignnone" width="920"]



Fundo de investimentos
O estaleiro foi aberto em abril de 2026. Os sócios afirmam que a marca conta com o respaldo de um fundo de investimento e que os recursos previstos permitem sustentar a operação pelos próximos três anos durante a ampliação da linha de produtos, independentemente das vendas. [caption id="attachment_210478" align="alignnone" width="920"]

Estreia no São Paulo Boat Show
O São Paulo Boat Show foi palco da estreia oficial da Tank Boats diante do público, e a empresa montou um estande de aproximadamente 370 m² para apresentar a marca. Para Inara, a recepção superou as expectativas e a Tank Boats já havia fechado vendas antes mesmo da metade do evento. [caption id="attachment_210481" align="alignnone" width="920"]

Próximos lançamentos
Os executivos revelaram que a engenharia da Tank Boats já trabalha em dois novos lançamentos, embora não tenham divulgado modelos, tamanhos ou datas específicas. A intenção é ampliar a linha nos próximos anos e consolidar a empresa no segmento de center consoles.São Paulo Boat Show 2026
O maior salão náutico da América Latina leva seus visitantes para uma verdadeira imersão no universo das águas. Mais de 170 embarcações, passando por botes, lanchas e jets, tomam conta do pavilhão do São Paulo Expo e podem ser vistas de perto. [caption id="attachment_207151" align="alignnone" width="920"]

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2026 Quando: de 24 a 29 de setembro de 2026 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP) Horário: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último dia, encerramento às 21h Mais informações: no site do evento Ingressos: site oficial de vendasNovo modelo chegará em 2027 para preencher espaço entre as embarcações de 29 e 38 pés
Marca também exibe o Avator 7.5e em tanque de demonstração e um 150 FourStroke cortado ao meio; evento segue até dia 29




