Brasileiro de Hobie Cat

Por: Redação -
05/11/2014

A dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de São Paulo, terminou o primeiro dia de regatas do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 (Brascat), que está sendo realizado na sub-sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, Litoral Norte de Pernambuco, na primeira colocação geral. Após as quatro regatas realizadas nesta terça-feira (4), os velejadores paulistas somaram nove pontos – dois primeiros, um terceiro e um quarto lugar.

Como o primeiro dia reservado para o Brascat – a última segunda-feira (3) – não houve regata por conta da falta de vento, a Comissão de Regata estabeleceu que a competição será realiza em até oito regatas. Com isso, as quatro últimas serão realizadas nesta quarta-feira (5), quando também será conhecido o campeão nacional da classe Hobie Cat 16 (HC 16).

A segunda colocação geral da HC 16 é ocupada pelos paraibanos André Montenegro e Isabelle Crispim, do Iate Clube da Paraíba, que estão com dez pontos (um primeiro, um segundo, um terceiro e um quarto) um a mais que os líderes. O paulista Felipe Frey e a pernambucana Geisa Lira, ambos inscritos por São Paulo, estão na terceira posição com 15 pontos (um primeiro, um terceiro, um quinto e um sexto).

“As regatas foram bem disputadas. O vento estava de médio para fraco. No entanto, com apenas quatro provas realizadas, ainda é cedo para arriscar quem será o campeão. O primeiro colocado tem grandes chances, mas outros favoritos também podem surpreender nesta quarta-feira (5)”, comentou Edival Júnior, da Comissão de Regata do Brascat.

O atual campeão brasileiro, José Roberto de Jesus, de São Paulo, que neste Brasileiro corre com Otávio Cardoso, terminou o dia na quinta posição com 26 pontos (um segundo, um quarto, um sétimo e um 13º). A dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha, está na sexta posição geral e também na briga pelo título.

Uma surpresa do dia foi a colocação do pernambucano Guilherme Araújo, que está formando dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul. Depois de terminar as três primeiras regatas distante dos dez primeiros colocados – 22º, 16º e 17º – eles chegaram em segundo na última regata do dia. Com esses resultados, a dupla ocupa 16ª posição geral com 57 pontos.

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 7 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha. As 20 duplas brasileiras mais bem ranqueadas na classe Hobie Cat 16 estarão garantidas no Sul-Americano, juntamente com as duplas estrangeiras, femininas e de jovens.

A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

Fotos: Marcos Méndez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio