Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

21/06/2024
Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

Imagine a cena: uma arraia fêmea, que vive em um aquário apenas com tubarões, apareceu grávida, sem nunca ter tido contato com outro animal de sua espécie. A primeira coisa que vem à mente, claro, é que o animal teria engravidado sozinho — mas não foi bem isso que aconteceu com a arraia Charlotte.

Esse cenário foi construído no Aquarium and Shark Lab, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A história de sua gravidez foi um grande mistério, e ganhou ares ainda mais impressionantes quando o próprio chefe do aquário sugeriu que a arraia poderia ter sido fecundada por um tubarão.

Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

A sugestão não foi à toa, afinal, todos os sinais apontavam para essa conclusão. Em fevereiro, uma postagem no Facebook do aquário anunciou a gravidez da arraia, inclusive com exames de ultrassom. “Nossa arraia, Charlotte, está esperando!”, escreveu a equipe.

A coisa realmente incrível é que não temos um macho de arraia no aquário!– dizia a publicação

Brenda Ramer, fundadora e diretora executiva da Team ECCO (responsável pelo aquário), chegou a ressaltar que “algumas espécies de arraias podem armazenar espermatozoides para uso posterior, mas nenhuma arraia macho estava no tanque com Charlotte”, dando mais um indício de que a gravidez era fruto de uma relação do animal com um tubarão.


Ramer ainda informou que a equipe do aquário começou a “notar marcas de mordidas em Charlotte”. Durante o acasalamento, tubarões machos mordem as fêmeas para se posicionarem, o que fez a equipe acreditar que isso poderia ser uma explicação.

 

Porém, um híbrido entre as espécies seria praticamente impossível. Assim, foi descoberto que a realidade por trás da gravidez da arraia Charlotte trazia uma história dramática, bem longe da esperada para essa trama.

Tubarões e arraias são tão distantes quanto humanos e cobras. Então uma cobra engravidar um humano é tão provável quanto um tubarão engravidar uma arraia– Noah Bressman, professor de fisiologia da Universidade de Salisbury

Animais híbridos (descendentes cujos pais pertencem a espécies diferentes) não são impossíveis — alguns são bem comuns. Um bom exemplo é a mula, resultado do cruzamento entre o cavalo e o jumento. Para que um animal híbrido ganhe vida, contudo, as espécies precisam ser geneticamente semelhantes, e sem muito tempo de divergência — o que não é o caso da arraia com o tubarão.

 

Sendo assim, como a arraia Charlotte engravidou? A resposta é: Charlotte tem uma doença.

Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

Percebendo que uma gravidez era praticamente impossível, a equipe do aquário realizou na raia uma série de testes. “Os relatórios mostram que Charlotte desenvolveu uma doença reprodutiva rara, que impactou negativamente seu sistema reprodutivo”, disse a equipe.

Nossa prioridade é focar na saúde e bem-estar de Charlotte. Trabalharemos e seremos guiados por veterinários e especialistas para entender melhor essa doença e as opções de tratamento– completou a equipe

Na última postagem do aquário no Facebook, a equipe informou que “especialistas médicos confirmaram que Charlotte não está mais grávida devido a sua doença reprodutiva” e que o animal continua em sua rotina normal. “Especialistas estão revisando ultrassons e testes adicionais que foram coletados e enviados para recomendações de tratamento.”

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ponte submersa aponta que humanos estiveram em ilha cerca de 6 mil anos atrás

    Descoberta pode mudar crença atual de que civilizações começaram há 4 mil anos; entenda

    Penha (SC) receberá escala teste durante temporada 2024/2025 de cruzeiros

    A novidade foi compartilhada pelo prefeito Aquiles da Costa, durante o 9 º Congresso Internacional Náutica

    Comerciante paulista ganha lancha da Fibrafort avaliada em mais de R$ 200 mil no São Paulo Boat Show

    "Na hora fiquei sem acreditar", conta o felizardo. Barco equipado com motor Yamaha foi sorteado no encerramento do salão paulista

    Futura aeronave militar dos EUA poderá pousar na água; assista em ação

    Previsão é que a Liberty Lifter, da Aurora Flight Sciences, consiga carregar até 81 mil quilos quando ficar pronta

    Submarino Titan teve problemas identificados muito antes da tragédia, apontam investigações

    Ex-diretor de operações da OceanGate teria sido demitido após apresentar relatório da embarcação e exigir mais testes