Conheça a “arraia de metal” gigante testada pelos EUA para missões navais

Espécie de drone subaquático com a forma do animal marinho completou seu primeiro teste no mar

09/05/2024
Foto: Northrop Grumman / Divulgação

Um submarino com ares de drone subaquático e formato de arraia de metal gigante é a nova aposta dos Estados Unidos para missões militares aquáticas. A chamada Manta Ray (nome em inglês para “raia manta”), desenvolvida pela Northrop Grumman, completou seu primeiro teste no mar na costa sul da Califórnia entre fevereiro e março deste ano, e demonstrou várias capacidades importantes.

Apesar de o teste da Manta Ray ter acontecido há mais de um mês, as informações foram divulgadas apenas no último domingo (5), pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa). O novo equipamento faz parte de um programa em desenvolvimento há 5 anos, que leva o nome do submarino, e busca ampliar as capacidades operacionais subaquáticas dos EUA.

Foto: Northrop Grumman / Divulgação

Durante os testes, várias capacidades do Manta Ray foram avaliadas, como a de sua propulsão, direção, flutuabilidade, hélices e superfícies de controle. Para Kyle Woerner, gerente do programa Manta Ray na Darpa, os “testes bem-sucedidos em escala real validam a prontidão do veículo para avançar em direção a operações reais”.

Como o Manta Ray funciona

O Manta Ray é um protótipo não tripulado, e faz parte de um projeto da Darpa para criar uma nova classe de Veículo Subaquático Não Tripulado (UUV, na sigla em inglês) de longa duração. Os EUA, inclusive, usam vários tipos de veículos não tripulados em suas operações.

Foto: Northrop Grumman / Divulgação

Uma das principais vantagens do Manta Ray é que o equipamento pode ser enviado e montado com facilidade, o que permite uma implantação rápida em qualquer lugar. Dessa forma, o submarino economiza a energia que seria gasta com seu deslocamento.


O veículo subaquático se movimenta através de uma técnica impulsionada pela flutuabilidade, também conhecida como planagem. Suas várias baias de carga são capazes de suportar diferentes tamanhos — e tipos — de conjuntos de missões navais, permitindo, assim, uma ampla variedade de operações.

 

Apesar de o tamanho exato do Manta Ray não ter sido divulgado, vale ressaltar que a raia manta — que inspirou o nome do equipamento — é a maior espécie de raia do mundo, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.

Confira um vídeo demonstrativo sobre o Manta Ray

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine