UTV da água: Aqua Seeker promete diversão em lugares de difícil acesso
Lancha da Jetcross faz estreia na 27ª edição do São Paulo Boat Show, que acontece no São Paulo Expo até dia 24
São muitos universos dentro do segmento de esportes náuticos, aqueles que são praticados em águas como rios, lagos, represas e mares. O São Paulo Boat Show procura mostrar essa diversidade de temas e, neste ano, a participação da Jetcross é exemplo disso.
Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA no 4º dia de São Paulo Boat Show 2024
Veja como foi o Desfile de Moda do São Paulo Boat Show 2024
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao longo do tempo, vimos o aparecimento de modalidades como windsurf, wakeboard, kitesurf, flyboard, wakeskate e wakesurf, entre outros. Deslizar sobre a água em cima de uma lancha ou de uma prancha é uma delícia.
Menos light, ou mais radical, uma nova categoria está sendo apresentada na principal feira náutica da América Latina: o jetcross, modalidade que promete altas doses de emoção aos viciados em adrenalina. Isso tudo a bordo de uma lancha chamada Aqua Seeker, que, claro, está sendo lançada no São Paulo Boat Show, no estande da Jetcross.
“Estamos redefinindo a navegação comum, com a construção de um barco movido a hidrojato, como os jets, e com casco superreforçado, que é para subir quebradeiras, descer corredeiras e passar por cima de pedras, tocos e bancos de areia, além de entrar em igarapés e mangues, lugares de difícil acesso”, conta o ex-piloto da F2 Guilherme Samaia, que, junto com a construção da lancha, está organizando a classe.
A ideia é formar um grupo de praticantes e, na sequência, partir para a competição, seja circuito com boias, corrida contra o relógio ou enduro.
Mas a Aqua Seeker também pode ser usada para simples diversão e pescaria. “A nossa pista é qualquer lugar de difícil acesso, como lugares de águas rasas”, explica o idealizador do projeto.
Para garantir que o barco sairia exatamente como o imaginado, o ex-piloto de F2 recorreu a um craque no assunto: o eterno velejador e atual construtor naval Pedro Camargo, CEO do estaleiro PRJ Boats.
“Desde que começamos a desenvolver o casco, ficou definido que seria uma estrutura super-resistente, com o uso de epóxi, alguns reforços de Kevlar (fibra sintética muito resistente e leve) e a parte do fundo inteira com um nylon de alta resistência. Tudo isso para o barco enfrentar as condições mais adversas, exigidas pelo jetcross”, explica Pedrão, como o empresário é chamado.
O resultado, segundo Guilherme, não poderia ser melhor. “A Aqua Seeker é uma UTV da água”, define ele, fazendo uma analogia com os veículos off-road, com tração 4 x 4, que enfrentam qualquer terreno.
Ideal para navegar em rios estreitos e rasos, o barco tem como pontos altos (junto com o casco resistente) a agilidade nas manobras e a velocidade.
Esse tipo de embarcação já é comum na Nova Zelândia, onde é usada em atividades de lazer e turismo, além de Canadá e em alguns lugares dos Estados Unidos, onde enfrenta corredeira.
Pesando apenas 405 kg, e com acomodações para quatro pessoas, a Aqua Seeker da Jetcross aceita um motor hidrojato de 130 hp a 325 hp.
Nos testes, equipada com um motor de 130 hp, a lancha alcançou 50 mph de velocidade máxima. Se você está atrás de um foguinho para navegar, esse é o barco.
São Paulo Boat Show 2024
Consagrado como o maior evento náutico da América Latina, o salão que acontece desde 1998 reúne, neste ano, mais de 170 barcos, disponíveis para o público conhecer e comprar. Nesta 27ª edição, os visitantes ainda podem participar do sorteio de uma lancha Focker 188 Joy, equipada com motor Yamaha.
Tradicionalmente, o evento revela os principais lançamentos do ano, com estaleiros nacionais e internacionais apresentando barcos e jets de todos os modelos, preços e tamanhos. O público ainda confere motores, equipamentos, acessórios, brinquedos aquáticos, decoração e produtos de luxo — como resorts e helicópteros — expostos no Espaço dos Desejos.
Anote aí!
Quando: De 19 a 24 de setembro de 2024
Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: Quinta-feira das 15h às 22h e nos demais dias das 13h às 22h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro