Britânica se torna 1ª mulher a remar sozinha da Europa à América do Sul
Zara Lachlan passou 97 dias no mar; aos 21 anos, ela ainda pode ser a pessoa mais jovem a concluir o trajeto dessa maneira


Cerca de 3.600 milhas náuticas (o equivalente a mais de 6.500 quilômetros) separavam Zara Lachlan de um objetivo: remar sozinha da Europa à América do Sul. E foram 97 dias no mar até que ela, que partiu de Lagos, no Algarve português, em 27 de outubro do ano passado, chegasse à Guiana Francesa.
Após desbravar inverno do Ártico sozinha, Tamara Klink revela desafios e “quase morte”
Com tempo recorde, francês vence a regata de volta ao mundo Vendée Globe
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
No barco, além da ambição de cruzar o Oceano Atlântico, a estudante levou 800 quilos de suplementos, o suficiente para seguir uma dieta de aproximadamente 5.500 calorias por dia. “A princípio, o pior para mim era mergulhar e fazer a limpeza do casco. Não sou uma ótima nadadora”, relembra.


Com o passar do tempo, a tarefa até tornou-se prazerosa, mas outros desafios emergiram. Zara teve que lidar, por exemplo, com cortes e fraturas — ela chegou a quebrar um dedo — , um clima tão ruim que foi capaz de virar a embarcação, a presença de tubarões e orcas, alucinações e equipamentos quebrados.
“O momento mais difícil foi passar pelas Ilhas Canárias. Parecia que o vento estava contra mim. Eu remava intensamente por 21 horas todos os dias e só avançava 11 milhas [mais ou menos 17 quilômetros]. Era psicologicamente devastador”, relata.
Eu queria desistir, mas nunca quis parar de verdade. Você não pode simplesmente parar algo porque era difícil– destacou a navegadora em entrevista à BBC
Todo esse esforço valeu a pena. Agora, a britânica pode dizer que é a primeira mulher — e talvez a pessoa mais jovem — a concluir individualmente tal expedição.
Ver essa foto no Instagram
O mar está para Zara Lachlan
Além de oficializar o feito e ser eternizada em uma edição do Guinness, o icônico Livro dos Recordes, Lara tem duas novas metas: tornar-se uma militar e arrecadar fundos para duas instituições que apoiam esportistas e atletas, principalmente mulheres.


Neste momento, o financiamento coletivo promovido por ela já conta com mais de 150 apoiadores e 7 mil libras (mais de 50 mil reais, na conversão de fevereiro de 2025).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Empresa brasileira especializada em limpeza náutica alerta para os riscos da maresia e reforça a importância de produtos próprios para barcos
Segundo ranking do Tripadvisor, oito dos 10 lugares mais bem avaliados para viagens a dois são conhecidos por suas praias paradisíacas
Para o Kiribati, participar do torneio em 2030 simboliza, também, voltar os olhos do mundo à crise climática e ao aumento do nível do mar
Embarcação voltada ao público infantil para troca de figurinhas passa a receber visitantes neste sábado (13), das 10h às 12h, no lago do Parque do Paço
Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia da Marinha do Brasil e, na terça (9), o Serviço Militar Inicial Feminino teve as primeiras mulheres incorporadas




