Combustível alternativo

21/07/2015

Com benefícios conhecidos desde 1980, o gás-para-líquidos foi desenvolvido pela Shell e pode ser, atualmente, uma solução menos agressiva ao meio ambiente. O combustível é obtido por meio do processo de Fischer-Tropsch – que produz hidrocarbonetos líquidos. Neste processo, a proporção de monóxido de carbono é alterada para hidrogênio, e o excesso de dióxido de carbono, removido usando solução líquida. O gás de síntese que resulta desta transformação é a substância a partir da qual todas as diferentes formas do GPL são sintetizadas. Este sistema remove grande parte das substâncias agressivas que estão negativamente associadas ao combustível tradicional, tal como o dióxido de carbono e o enxofre.

Com base nestes dados, a Feadship completou o seu primeiro – e, possivelmente, o primeiro da indústria – teste no mar utilizando o GPL. A empresa, que já vinha acompanhando a evolução da produção de gás-para-líquidos, lançou um projeto de pesquisa e desenvolvimento para teste do combustível. A análise do desempenho do novo combustível durante a navegação mostrou uma redução de 30% dos níveis de fuligem e de combustível não-queimado – deixando o sistema mais limpo e, assim, favorecendo a economia na manutenção –, além de 10% menos emissão de dióxido de carbono e nitrogênio. Prático, o GPL pode, também, ser utilizado em sistemas de abastecimento de corrente sem que sejam feitas alterações. A intenção é de que esta alternativa se torne amplamente disponível para que, assim, a redução de danos ao meio ambiente compense o aumento do custo monetário.
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público