Depois da calmaria
Terminou na segunda-feira, 5, o 55º Salão Náutico de Gênova, que teve a participação de 760 expositores (35% deles de fora da Itália), mais de 115 mil visitantes e cerca de mil barcos expostos — muitos deles por marcas europeias já bem conhecidas dos brasileiros, como as italianas Azimut, Sessa, Monte Carlo e Cantiere del Pardo (veleiros Grand Soleil), as francesas Beneteau, Dufour, Fountaine-Pajot, Jeanneau e Lagoon, as americanas Bayliner e Boston Whaler e as alemãs Bavaria e Hanse.
A lancha Azimut 72, o motor yacht Monte Carlo 105 e o veleiro Brenta 80, lançados semanas antes, na feira de Cannes, foram alguns dos destaques. Maior salão náutico do Mediterrâneo, o evento deste ano foi batizado de “Salão do Relançamento”, em referência à grande, embora cautelosa, esperança de recuperação da indústria náutica italiana, após seis anos de retração.
“Desde o ano passado, o setor está mostrando sinais de crescimento, mas é sobretudo em 2015 que temos visto os progressos mais evidentes, não só nos dados de exportação mas também no mercado interno”, declarou na cerimônia de abertura do salão a presidente da Ucina Confindustria Nautica (entidade congênere da brasileira Acobar), que confirmou, no encerramento da feira: “Começamos a vender em todos os segmentos do setor. Os italianos começaram a comprar barcos de todos os tamanhos, e isso foi uma completa surpresa”.
Durante o evento, ocasião em que foi divulgada a segunda Fimar (Feira Internacional da Economia do Mar, dedicada à náutica italiana no Brasil) em Itajaí, em maio de 2016,foram anunciadas três novidades para o próximo ano: a mudança da data do Salão de Gênova, que será realizado não em outubro, mas entre os dias 20 e 25 de setembro (entre as feiras de Cannes e de Mônaco); a estreia de uma feira de barcos usados, também em Gênova, entre 1º e 10 de abril, e, logo a seguir, um salão náutico de primavera, em Veneza, entre 21 e 25 do mesmo mês.
Confira algumas imagens do evento:
Fotos: Mozart Latorre e Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com preço promocional no evento, expectativa do estaleiro é ultrapassar 20 unidades vendidas da lancha de 21 pés; outros dois modelos estão atracados na água
Estaleiro, presente pela primeira vez no Rio Boat Show, anunciou novos projetos para o ano que vem
Rasgando elogios, estaleiro colocou a novidade pela primeira vez sobre águas cariocas
Canal NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória
Estande da marca no salão conta com 7 barcos de 19 a 55 pés; novas lanchas devem ser apresentadas no São Paulo Boat Show