Mundial de 49er

Por: Redação -
17/11/2015

Atuais campeãs mundiais, Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram nesta segunda-feira, 16, a busca pelo bicampeonato no Mundial de 49er. Em Buenos Aires, na Argentina, a dupla segunda colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Vela (ISAF) encarou suas principais adversárias na classe e futuras rivais na briga por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Entre elas, estão as atuais líderes do ranking mundial, as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, as dinamarquesas Ida Marie Baad Nielsen e Marie Thusgaard Olsen, vencedoras do Sul-Americano, e Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen, além das italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.

Após quatro regatas da 49er FX realizadas ao longo do dia, as brasileiras ocupam a quinta colocação. No masculino, o outro filho de Torben Grael, Marco, saiu na frente na corrida por uma vaga no Rio-2016, ao lado de Gabriel Borges. A dupla disputa o campeonato com Dante Bianchi e Thomas Lowbeer.

Martine e Kahena abriram o dia com um nono lugar, já descartado. Depois, obtiveram um quarto, um segundo e um quinto lugares nas demais regatas. Neste início da competição, os barcos estão divididos em duas flotilhas, de forma que a cada regata há dois primeiros lugares, dois segundos e assim por diante. As brasileiras somam 11 pontos perdidos, contra três das dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen, que lideram depois de vencerem três regatas. Dos cinco barcos mais bem colocados ao fim deste primeiro dia, quatro estão no Top5 do ranking mundial. As líderes dessa lista são Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, que ocupam apenas o 20.º lugar em Buenos Aires.

“O Sul-Americano foi um treino muito bom para nós. Velejamos com quase todos os barcos que vão participar do Mundial e tivemos quatro dias de regata em alto nível. As condições aqui são bem complicadas e será um campeonato mais de média”, disse Kahena.

Em 2014, Martine e Kahena conquistaram o título mundial em Santander, na Espanha, no evento organizado pela ISAF, com todas as classes olímpicas reunidas. No ano anterior, no Mundial da classe, as brasileiras haviam ficado com o segundo lugar. Na atual temporada, Martine e Kahena conquistaram o bicampeonato do evento-teste para os Jogos Olímpicos do Rio. Na estreia nos Jogos Pan-Americanos, ficaram com a prata em Toronto, no Canadá. Nas etapas da Copa do Mundo da ISAF, as brasileiras venceram em Weymouth, na Inglaterra, ficaram com a prata em Hyères, na França, e com o bronze em Miami, nos Estados Unidos. No Sul-Americano, também em Buenos Aires, no dia 8, ganharam mais uma medalha de prata.

No masculino, os dois barcos brasileiros competem entre si. Marco Grael/Gabriel Borges levou a melhor no Sul-Americano e, se chegar na frente também no Mundial, fica com a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. Ao fim do dia nesta segunda-feira, eles aparecem em 25º lugar, com 44 pontos perdidos, contra 49 de Dante Biachi/Thomas Low-Beer, que estão 35º. Dante e Thomas só asseguram a vaga olímpica se terminarem entre os 15 primeiros, com uma posição duas vezes melhor do que dos rivais. Se chegarem à frente com menos margem, a disputa fica empatada e será definida na Copa Brasil de Vela, no mês que vem.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Boat Show anuncia o calendário 2024 de eventos com grandes novidades

    Salvador e Brasília entram para o circuito dos maiores salões náuticos do país; coquetel reuniu players do mercado nesta quinta (2), no Rio Boat Show

    Nova lancha da Ross Mariner exposta no Rio Boat Show é sucesso do estaleiro e boa opção de modelo de entrada

    Até o quarto dia de salão, oito unidades da nova 190 Pro Series foram comercializadas; lancha sai a partir de R$ 147 mil

    GB Yachts apresenta catamarã com propulsão elétrica da Fountaine Pajot no Rio Boat Show

    Sócio e diretor comercial da GB Yachts, Bruno Scotelaro apontou principais destaques do barco à equipe de NÁUTICA; veja

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 4º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica conta com visitas ilustres na 25ª edição do salão náutico

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público