Equipe Brasileira de Vela

Por: Redação -
29/04/2016

Pela última vez antes dos Jogos Rio 2016, em agosto, a Equipe Brasileira de Vela está reunida para uma competição. Desde a última quarta-feira, 27, a cem dias da cerimônia de abertura olímpica, 12 dos 15 velejadores brasileiros classificados para o maior evento esportivo do planeta estão participando da tradicional etapa de Hyères (França) da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF). A disputa vai até domingo, quando serão realizadas as regatas da medalha.

Dos classificados para os Jogos Olímpicos estão em Hyères Martine Grael e Kahena Kunze (classe 49erFX); Marco Grael e Gabriel Borges (49er); Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina); Jorge Zarif (Finn); Fernanda Decnop (Laser Radial); Samuel Albrecht e Isabel Swan (Nacra 17); Ricardo Winicki, o Bimba (RS:X masculina); e Patricia Freitas (RS:X feminina). Além deles, o Brasil terá Bruna Martinelli na RS:X feminina.

Bicampeão olímpico, Robert Scheidt optou por não disputar a etapa de Hyères para focar na preparação para o Mundial de Laser, entre os dias 12 e 18 de maio, no México. Na 470 masculina, Henrique Haddad e Bruno Bethlem também não vão competir. A dupla preferiu ficar no Rio de Janeiro treinando na Baía de Guanabara, palco da vela nos Jogos Olímpicos.

“A etapa de Hyères da Copa do Mundo é nossa última competição internacional antes dos Jogos Olímpicos. Estamos em fase final de treinamentos técnicos e definição de equipamentos. É uma etapa tradicional da Copa do Mundo e teremos todas as nossas adversárias também em ajustes finais”, afirmou Fernanda Oliveira, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, na classe 470 feminina ao lado de Isabel Swan.

A etapa de Hyères da Copa do Mundo proporcionou alegrias recentes para os velejadores brasileiros. Em 2013, Fernanda e Ana ficaram com a medalha de ouro, enquanto Scheidt faturou a prata. Em 2014, foi a vez de Martine e Kahena conquistarem o ouro. E, no ano passado, a festa foi grande: Fernanda e Ana ganharam o ouro novamente, Martine e Kahena levaram a prata e Scheidt e Patricia Freitas ficaram com o bronze.

“Para nós, competir em Hyères fechando nosso ciclo antes dos Jogos Olímpicos é especial, pois foi onde ganhamos duas medalhas de ouro. Estamos dando o nosso melhor, procurando repetir nossos resultados dos últimos meses”, disse Fernanda. Na atual temporada, ela e Ana foram ao pódio em quatro das cinco competições que disputaram.

No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 37 medalhas, sendo 19 de ouro, nove de prata e nove de bronze.

Foto: Fred Hoffmann

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana