Tipo exportação
O estaleiro paulista Colunna Yachts já conta com 12 barcos exportados para Taiwan, na Ásia. Única fabricante de jetboats na América do Sul, a marca – criada há mais de 20 anos – anunciou em 2015 a possibilidade de ganhar um representante oficial em Taiwan, o que foi para a frente e tornou a Colunna um estaleiro internacional. Para começar a exportar, a empresa teve que passar por algumas readequações, como a marcação CE de seus barcos, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados no Espaço Econômico Europeu.
O trabalho rendeu frutos e, agora, os modelos Expert 3 e XR2-S já podem ser vistos navegando pelas águas Asiáticas. O principal diferencial dos jetboats é a propulsão hidrojato, que aumenta a segurança dos passeios por não possuir hélice exposto e permitir navegação em águas mais rasas. Os modelos possuem, ainda, alta manobrabilidade, podem ser transportados por carreta rodoviária, engatada ao veículo, além de não necessitarem de marina. Podem ser utilizados para esportes aquáticos, como esqui e wake.
Tudo começou no início dos anos 1980, quando o paulista Eduardo Colunna, então com 18 anos, idealizou e fabricou seu próprio jet, numa época em que eles quase não existiam no Brasil. O projeto era para um trabalho de conclusão de curso, mas deu tão certo que se tornou negócio: o produto foi levado ao mercado e Eduardo se estabelecia como pioneiro do segmento no país. Na década seguinte, veio o grande salto: a criação de uma embarcação que mistura lancha com jet, com jatos d’água no lugar dos tradicionais hélices. Nascia o primeiro jetboat brasileiro, que tem como principal característica a propulsão hidrojato — e, logo, se tornaria o principal produto da empresa.
Fotos: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos