Para começar bem
O feriado está aí e muita gente aproveita o tempo livre para navegar. Para ajudar você a ter uma navegação tranquila e sem problemas, NÁUTICA selecionou 7 dicas que podem fazer com que seu passeio de fim de semana seja o melhor possível. Confira:
Peça ajuda
Quem navega está acostumado a ajudar. Por isso, não tenha vergonha de perguntar, principalmente sobre as características do lugar onde vai navegar pela primeira vez. É muito melhor pedir ajuda antes que socorro depois. E esse é um bom momento também para iniciar uma amizade náutica, que, aliás, costuma ser duradoura.
Corra dos grandes
Fuja dos navios, pois eles — até por causa do tamanho — não desviam de ninguém. Por mais que avistem sua embarcação, dificilmente farão uma manobra para evitar uma colisão. O jeito é manter-se sempre atento e desviar dos gigantes quando avistá-los.
De olho no vento
Navegar com vento de popa é sempre a melhor opção, mas caso o vento esteja muito forte e o mar agitado, posicione sua embarcação em um ângulo de 45 graus e continue navegando. Isso evita que o barco comece a surfar nas ondas e fique incontrolável.
Ancore com segurança
Sempre que precisar ancorar, faça isso com a proa voltada para as ondas. Esse posicionamento evita que a água entre pela popa, que fica mais perto do nível da água. E mesmo que o motor apague, por qualquer motivo, nunca deixe o barco à deriva — ancorar vai deixá-lo mais seguro enquanto procura ajuda.
Mantenha o equilíbrio
Se seu barco tiver flapes, não economize. Eles são de grande ajuda na hora de equilibrar o casco e mantê-lo sempre nivelado. Se, por exemplo, seu barco estiver com muito peso na popa, abaixe os flapes para descer a proa. Isso vai ajudar a manter a navegação suave.
Não brinque com fogo
Incêndio é a principal causa de “perda total” em barcos, muito mais que naufrágios. Por isso, nunca improvise: exija uma instalação elétrica segura e feita por profissionais qualificados. Os tão apreciados churrascos também devem ser feitos com muito cuidado.
Ajude o motor
Aditivos melhoram o desempenho dos barcos, mas sua principal função é prolongar a vida útil do combustível. Isso porque você vai ficar, no mínimo, uma semana sem navegar e o combustível permanecerá no tanque. Nesse tempo, ele pode envelhecer e prejudicar o desempenho do motor.
Foto: Fotolia
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Saiba quais barcos pode pilotar o habilitado nas categorias arrais amador, mestre amador, capitão amador e motonauta
Com acabamento elogiável e estilo veloz, a embarcação entrega requinte e performance reunidos no mesmo barco
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Autoridade no setor náutico, plataforma de conteúdo ainda acumula quase 5 milhões de visualizações nos últimos 12 meses
A pedido de cliente, estaleiro pernambucano fez Z380 Open com pintura do caça P-51 Mustang, pilotado por Tom Cruise